Começa curso de especialização para profissionais serem preceptores

Programa tem apoio do Ministério da Saúde

Compartilhar artigo

O Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) deu início às primeiras turmas dos Cursos de Especialização de "Preceptoria de Residência Médica no SUS e Preceptoria no SUS", que integram o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi). Resultado de parceria com o Ministério da Saúde, a proposta é contribuir para o processo de expansão e qualificação da preceptoria no SUS.

A iniciativa está alinhada com o Programa "Mais Médicos", que estabeleceu a meta de implantar, até o fim 2018, em todos os cursos de Medicina, o período de um a dois anos para o Programa de Residência em Medicina Geral de Família e Comunidade.  Este objetivo criou a necessidade de aumento de médicos preceptores nos no SUS.

Pouco valorizado, o preceptor é o responsável pelo acompanhamento e orientação de alunos e residentes de medicina, e demais profissionais na área de saúde.

"A formação do médico está em um momento importante. A articulação desses dois cursos permitirá a atuação conjunta destes profissionais, favorecendo o trabalho multiprofissional  e o fortalecimento das redes de atenção à saúde", explica Roberto de Queiroz Padilha, superintendente de ensino do IEP/HSL.

A iniciativa abrange 48 municípios, localizados em todas as regiões do Brasil. Com 1 mil vagas, o curso de "Preceptoria de Residência Médica no SUS" é destinado a médicos com nível de graduação e pós-graduação. Já o de "Preceptoria no SUS", com 400 vagas, é destinado a profissionais de todas as áreas da saúde, tanto da graduação quanto da pós-graduação (residências uni ou multiprofissionais).

As 1,4 mil vagas das duas especializações do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa representam a continuidade de um programa iniciado em 2012, que já formou mais de 3 mil profissionais, com o mesmo objetivo dos cursos atuais.

Os cursos têm, em seu processo educacional, dinâmicas presenciais e à distância, que incluem a troca de conhecimento via webconferência e reuniões presenciais com os facilitadores.

Artigos Relacionados...

Convenções firmadas

Firmadas Convenções Coletivas de Trabalho com SINSAUDESP

FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSAUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM E TRABALHADORES EMESTABELECIMENTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DE SÃO PAULO –SINSAUDESP, VIGÊNCIA

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima