Projeto Bússola 2015 dá início a fase de capacitação

Terceira etapa vai até o fim de novembro

Compartilhar artigo

Teve início no dia 21 de agosto, no Espaço Ellu Brasil, na capital paulista, a terceira etapa do Projeto Bússola 2015, chamada de capacitação. Promovido pela FEHOESP e pelo SINDHOSP e organizado pelo IEPAS, o Bússola é um projeto em parceria com a Organização Nacional de Acreditação (ONA), que este ano conta com 17 clinicas de serviços de saúde e laboratórios de diagnóstico por imagem, que estão participando do processo de acreditação da qualidade.
 
O gestor do IEPAS, Marcelo Gratão, abriu o encontrou falando da importância do projeto para as clínicas e laboratórios de pequenos e médio portes. “O Bússola viabiliza para estas instituições a possibilidade de desenvolver a segurança do paciente, estabelecer estratégias, medir desempenho e identificar oportunidades de melhoria.”
 
Nesta fase, constituída por cinco módulos, que serão discutidos em sete encontros até o fim de novembro, os representantes das 17 instituições pré-selecionadas foram divididos em duas turmas: uma formada por laboratórios e clínicas de diagnóstico por imagem (nove estabelecimentos), que começou a capacitação no dia 21; e outra por clínicas de especialidades (oito instituições) que se reuniram pela primeira vez no dia 28 de agosto.
 
No primeiro módulo, o tema discutido foi gestão e liderança, e as aulas foram ministradas pelas enfermeiras Audrey Rippel e Thaiana Santiago, avaliadoras da ONA.
 
Os próximos encontros debaterão atenção ao paciente/cliente, diagnóstico e terapêutica, apoio técnico e abastecimento e apoio logístico. Os temas das aulas foram definidos a partir de pré-avaliações (Diagnósticos Organizacionais – segunda fase) dos estabelecimentos participantes, realizada pela Fundação Vanzolini, instituição acreditadora credenciada (IAC) parceira da edição 2015 do Projeto Bússola. 
 
Após esta etapa, as clínicas participantes passam para a quarta fase, que é a visita de acreditação. Elas têm o prazo de um ano após o término da capacitação para solicitar essa visita.
 
Também estiveram na abertura na fase de capacitação do Projeto Bússola 2015 a superintendente da ONA, Maria Carolina Moreno,  e coordenador de Acreditação de Serviços de Saúde da Fundação Vanzolini, Osnir Simionatto.
 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top