Morre Edson de Godoy Bueno, fundador da Amil

Empresário de 73 anos teve infarto fulminante em casa

Compartilhar artigo

O empresário Edson de Godoy Bueno, fundador do Grupo Amil, morreu na manhã desta terça-feira (14) em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Saúde, Fábio Waknin. O sócio da rede de planos de saúde, de 73 anos, teve um infarto fulminante e chegou morto ao Hospital Municipal Rodolpho Perissé.
 
Segundo funcionários de Edson, ele passou mal quando jogava tênis na quadra da casa, em Baía Formosa. Edson desmaiou e a equipe médica que o acompanhava começou imediatamente um processo de reanimação, que durou cerca de 40 minutos, informou Waknin. Depois, o empresário foi levado de helicóptero para o hospital.
 
De acordo com o secretário de saúde, Edson era cardiopata e já havia passado por uma angioplastia. Por isso, sua rotina era acompanhada por médicos.
 
Ainda não há informações sobre velório e enterro. Como a morte foi natural, o corpo será liberado diretamente para os parentes. O horário ainda não foi informado.
 
Nota de falecimento
A empresa que comprou a operadora de planos de saúde fundada por Edson divulgou uma nota de falecimento no início da tarde desta terça-feira. Leia a íntegra a seguir:
 
"O UnitedHealthGroup Brasil informa, com extremo pesar, o falecimento do fundador do Grupo Amil, Edson Bueno, na manhã de hoje, no município de Búzios, no estado do Rio de Janeiro. O médico, de 73 anos, veio a óbito em decorrência de um infarto agudo.
 
Edson Bueno ocupava a posição de Chairman do UnitedHealth Group para a América Latina e era membro de seu Conselho desde 2012, quando associou-se à organização. Durante esses quatro anos, teve papel imprescindível na sua reorganização e na escolha das novas lideranças. A companhia compartilha o pesar de sua família – esposa, filhos e netos –, dos inúmeros amigos e dos 32 mil colaboradores que tiveram a oportunidade de trabalhar com ele."
 
Perfil
Edson de Godoy Bueno nasceu em Guarantã (SP). Ainda pequeno, vendia frutas de porta em porta. Aos 10 anos, tornou-se engraxate para ajudar a família. Inspirado pelo Dr. Moacyr Carneiro, então o único médico de Guarantã, escolheu a medicina como profissão e mudou-se para o Rio de Janeiro, onde cursou a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
 
Antes de se formar, conseguiu emprego na Casa de Saúde São José, em Duque de Caxias (RJ), da qual se tornou sócio. Em 1971, antes de se formar como cirurgião-geral, Edson já era dono desse hospital. Em 1976, ao lado de um grupo de jovens médicos, criou uma rede para administrar três hospitais.
 
Em 1978, Edson e seus companheiros fundaram a Amil Assistência Médica Internacional. A empresa foi vendida para a UnitedHealth Group em 2012, e Edson Bueno tornou-se o principal acionista individual da companhia e membro do seu Conselho de Administração.
 
Atualmente, Edson Bueno, além de desempenhar a função de Chairman do UnitedHealth Group para a América Latina, era vice-presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) e presidente do Conselho Diretor do Instituto de Estudos em Saúde Suplementar (IESS) – plataformas nas quais trabalhava para aperfeiçoar o sistema de saúde brasileiro.
 
De acordo o site da revista Forbes, Edson tinha uma fortuna de U$ 3,1 bilhões e era a 18ª pessoa mais rica do Brasil, e o 959º mais rico do mundo.

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top