FEHOESP lança campanha de medidas de controle nos prontos-socorros

Federação disponibiliza lista dos estabelecimentos de saúde que ofertam a vacina contra a H1N1

Compartilhar artigo

A Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (FEHOESP), representante de 500 hospitais no Estado, com cerca de 40 mil leitos, deflagra ampla campanha para divulgar medidas de controle nos prontos-socorros (PS) dos hospitais paulistas com o objetivo de evitar a transmissão do vírus H1N1 na espera por atendimento. 
 
Com informações em seu site, boletins e informativos dirigidos aos hospitais em todo o Estado, a Federação lança campanha com informações técnicas para alertar os hospitais sobre o aumento significativo de casos da influenza A(H1N1) no Estado de São Paulo e a necessidade de adotar medidas imediatas para controle do fluxo desses pacientes nos serviços de emergência.
 
Segundo Yussif Ali Mere Junior, presidente da FEHOESP e do SINDHOSP, houve um aumento significativo de casos da doença nos hospitais particulares no mês de março, tornando-se fundamental nesse momento a adoção de medidas de segurança nos hospitais. “Estamos recomendando que os serviços de emergência atentem para os casos de suspeita de H1N1 e na própria triagem ofereçam máscaras a esses pacientes. Sugerimos ainda que os hospitais criem alas específicas, dentro do possível, para atender os infectados e os acomodem em local separado da maioria dos outros pacientes do PS. Essas medidas simples estão sendo adotadas por grandes hospitais da capital, mas precisam ser ampliadas para os demais em todo o Estado”, destaca. 
 
“O pronto-socorro é a porta de entrada do sistema de saúde e esse serviço possui importante papel nesse momento de surto quando dezenas de pacientes com suspeita da doença procuram os PS dos hospitais”, alerta o representante da FEHOESP. 
 
Para o presidente da Federação, o primeiro atendimento e o diagnóstico rápido e preciso são fundamentais para o imediato tratamento do paciente infectado, impedindo que este paciente transmita o vírus a outros membros de sua comunidade, bairro ou cidade. 
 
A campanha da Federação reproduz em seu site informações técnicas sobre a doença, seu diagnóstico e tratamento de acordo com orientações do Ministério da Saúde.
 
Vacinas no setor privado
A antecipação do aparecimento do H1N1 no país, com maior incidência no Estado de São Paulo, promoveu uma corrida de pessoas a procura da vacina em centros de imunização particulares, já que a vacina que só será disponibilizada inicialmente pelo poder público para grupos de risco. Segundo levantamento da FEHOESP, os centros de imunização particulares já oferecem a vacina. Mas há grande dificuldade para encontrar a vacina neste momento.
 
Para auxiliar a população, os sites da FEHOESP (www.fehoesp.org.br) e do SINDHOSP (www.sindhosp.org.br) disponibilizarão ainda uma listagem com os contatos dos principais centros de imunização privados na capital e principais cidades do interior paulista.
 
 
 
 
 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top