O Fórum do Leitor do jornal O Estado de São Paulo destacou, em 26 de junho, a opinião do presidente da FEHOESP e do SINDHOSP, Yussif Ali Mere Jr, a respeito da situação da saúde pública no Brasil.
O editorial “Abandono da saúde pública”, publicado em 24 de junho, fala sobre a crise em que vivem os hospitais de atendimento ao SUS, além da defasagem da tabela e a falta de investimentos do Governo.
Veja a opinião do presidente do SINDHOSP sobre o assunto:
"ABANDONO
A propósito do editorial Abandono da saúde pública (24/6, A3), há anos acompanhamos a crise nos principais hospitais de atendimento à saúde pública não somente em São Paulo, mas em todo o Brasil. Vivemos o subfinanciamento do setor, em que os repasses federais aos Estados diminuem a cada ano. No Estado de São Paulo, e em especial na capital – onde os grandes hospitais de referência do SUS estão instalados –, a situação é ainda mais emergencial e surreal, porque atendemos pacientes vindos de todo o Brasil, que buscam tratamentos mais sofisticados só oferecidos aqui. Ao anunciar investimentos emergenciais, a secretaria estadual resolve, em curto prazo, os problemas. É apenas um remédio paliativo. A cura está longe e passa por revisão urgente no modelo de financiamento. E no comprometimento do governo federal em participar dessa fatura."