Congressos de gestão abordarão temas essenciais para a saúde

Durante a Hospitalar 2015, em maio

Compartilhar artigo

A sobrevivência do sistema suplementar de saúde depende de uma revisão do modelo assistencial. E da construção de uma relação mais igualitária entre planos de saúde e seus prestadores de serviços. Observar atentamente as mudanças epidemiológicas pelas quais passa o nosso país e fazer disso uma oportunidade de negócios também está na pauta dos grandes dilemas do setor. Pois são estes, e outros assuntos igualmente importantes, que estarão na programação dos Congressos Brasileiros de Gestão em Saúde, promovidos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde (IEPAS), em parceria com a Federação e o Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (FEHOESP e SINDHOSP), e com a Confederação Nacional da Saúde (CNS) e a Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde (FENAESS).
 
Este ano serão dois eventos: o 10º Congresso Brasileiro de Gestão em Clínicas de Serviços de Saúde e o 9º Congresso Brasileiro de Gestão em Laboratórios Clínicos – este em parceria com a Sociedade Brasileira de Patologia e Medicina Laboratorial (SBPC/ML). Ambos serão apresentados em 20 de maio, simultaneamente, durante a programação científica da Feira Hospitalar edição 2015. 
 
Um tema em comum entre os dois Congressos será o cenário tributário do país, que sofreu mudanças recentemente na Lei do Simples Nacional, e impactou as empresas. Laboratórios e clínicas, empresas que são o público-alvo dos eventos, possuem muitas dúvidas sobre qual o melhor enquadramento fiscal lhes seria mais indicado, a fim de minimizar o impacto dos tributos em suas receitas. O modelo societário mais adequado a cada tipo de atividade também é um tema de amplo interesse, e será abordando em mesa redonda. 
 
No Congresso de Laboratórios, a lei 13.003 será apresentada com destaque, em mesa redonda. “A iniciativa renovou as esperanças de prestadores de serviços de saúde, especialmente os laboratórios clínicos, que passaram a contar com a certeza da reposição financeira de seus custos, e esperam mais reconhecimento pela qualidade dos serviços que prestam. Passados alguns meses de sua publicação, representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar e do setor laboratorial discutirão os benefícios e os impactos já ocorridos no mercado”, explica o coordenador da Comissão Executiva dos Congressos, Luiz Fernando Ferrari Neto, que é vice-presidente do SINDHOSP e diretor da FEHOESP.
 
E como a sustentabilidade da cadeia produtiva passa também pelas tendências do mercado, o Congresso de Laboratórios levará ao público uma mesa redonda dedicada a apresentar as tecnologias que estão reinventando o setor de medicina laboratorial. Sob a tutela do especialista em e-health, Guilherme Hummel, serão apresentados estudos de casos sobre tecnologias emergentes, telehealth e cloud computing, home healthcare delivery, personalization e devicelization. 
 
O gerenciamento de talentos vem na sequência da programação, apresentando uma visão inovadora sobre a relação da produtividade das empresas e o talento humano. “Sabemos que o Brasil está cada vez mais com dificuldades de formar e reter mão de obra especializada e por isso o medo de um apagão neste setor faz as empresas repensarem a forma de estruturar e reter seus talentos. É neste contexto que vamos discutir como uma pequena e média empresa pode fazer uso de ferramentas e processos para mitigar este problema, bem como o que associações de classe estão criando para apoiar as organizações nesse sentido”, informa Ferrari Neto.
 
O marketing digital, ferramenta cada vez mais essencial para a fidelização de clientes, será tema de uma das palestras do Congresso de Clínicas. Assim como o choque de geração, tão presente no dia a dia das empresas atualmente, e a geração de distraídos – formada pelo mundo mobile e sua hiperconectividade.
 
O IEPAS na Feira
 
Este ano, o Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde terá um estande de 88 m², dedicado á realização de workshops sobre temas variados, de interesse dos frequentadores da Hospitalar. O espaço estará localizado estrategicamente no espaço “Hospitais Lounge”, e contará com uma estrutura de recepção para visitantes que queiram conhecer melhor o trabalho das entidades envolvidas. As inscrições para os workshops poderão ser feitas no local, conforme disponibilidade de vagas. 
 
Serviço: 
 
Toda a programação e os detalhes dos eventos – workshops e Congressos de Gestão – estão em fase de elaboração. Acompanhe as informações no site do IEPAS, www.iepas.org.br e cadastre-se para receber as newsletters do SINDHOSP, no site www.sindhosp.com.br
 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top