Um sistema de Saúde não pode depender apenas de heróis, lamenta Britto

Confira a participação do diretor executivo da Anahp no talk show Saúde São Paulo - Diálogos desta semana

Compartilhar artigo

Assista ao diálogo

Acesse a galeria de fotos do evento

 

         O diretor executivo da Anahp e ex-governador do RS, Antônio Britto, reconheceu nesta terça-feira (09/11) o esforço que milhares de profissionais da saúde desempenharam no enfrentamento à pandemia e os enalteceu como heróis.

          Durante sua participação no talk show Saúde São Paulo – Diálogos, mediado pelo presidente do SindHosp, Francisco Balestrin, o diretor da Anahp lamentou que o setor tenha sofrido tanto por falta de um sistema estruturado.

         “Os profissionais foram heróis porque tiveram que fazer muito além do que era possível que fizessem, considerando o contexto da pandemia. Um sistema de Saúde não pode depender apenas de heróis. Para a próxima pandemia, troco os heróis por melhorias no sistema”, reflete Britto.

 

Por que a Saúde não anda?

         Para o ex-governador do RS, os projetos de curto prazo que tramitam na política são um dos agravantes que impedem a evolução do setor. “São raros os exemplos de políticas de saúde que têm atravessado mandato. No Brasil, o que não tem tijolo, não tem valor político. Essa questão precisa ser apresentada aos políticos: nada vai dar certo se o objetivo for de curto prazo. Até hoje, o melhor que foi feito, foi realizado atravessando governos”, analisa.

         A Saúde enfrenta um momento de imobilização, segundo Britto, que será superado quando o congresso apresentar pautas estruturantes. “Nosso desafio não é o que propor, é de que forma empurrar o que se tenta propor há tanto tempo. Nosso setor precisa de uma composição política mais forte”, defende.

Confira a transmissão no YouTube

 

Sistema receberá proposta para ser mais resolutivo

         Desde o mês de setembro o SindHosp tem recebido expoentes na Saúde e na Política para construir a proposta Saúde São Paulo, um documento colaborativo que visa um sistema mais sustentável e eficiente. Já contribuíram com perspectivas Fernando Haddad, Geraldo Alckmin, Gonzalo Vecina, entre outros, que passaram pelo auditório do SindHosp. Para o presidente da entidade, Francisco Balestrin, “a iniciativa reflete a colaboração cidadã do SindHosp e de seus associados”, que será entregue ao Governo do Estado 2023 a 2026.

 

Acompanhe a agenda do Saúde São Paulo – Diálogos:

Novembro

16/11 – Sidney Klajner | Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein

23/11 – Arthur Chioro | Ex-ministro da Saúde

30/11 – Márcio França | Ex-governador de São Paulo

 

Dezembro

02/12 – Nelson Mussolini | Presidente executivo do Sindusfarma

07/12 – Ludhmila Hajjar | Cardiologista intensivista da Rede D'Or São Luiz e professora da Faculdade de Medicina da USP

 

Saiba como assistir

         As tr

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top