Notícias

17 de Setembro: Dia Mundial da Segurança do Paciente

17 de Setembro: Dia Mundial da Segurança do Paciente

10/09/2020

O Dia Mundial da Segurança do Paciente, 17 de setembro, está chegando e a FEHOESP reforça a importância dessa prática tão importante para trabalhadores da saúde e para os pacientes. A Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp) vem trabalhando na conscientização para o assunto para o ano de 2020, marcado por uma pandemia mundial de coronavírus que necessita de ainda mais atenção para todos esses procedimentos voltados à atenção e ao cuidado.

Com o slogan "Segurança do Trabalhador da Saúde: uma prioridade para a segurança do paciente", a entidade traz uma série de informações úteis para todos os atores do setor da saúde. De acordo com a Sobrasp, estudos de diferentes países têm mostrado que os danos causados aos pacientes por eventos adversos são uma das principais causas de mortalidade e incapacidades em todo o mundo e que cerca de 1 em cada 10 pacientes hospitalizados sofre danos associado aos cuidados em saúde e 50% deles, pelo nenos, poderiam ser evitados. Leia a carta da entidade. 

A pandemia deixa todo esse contexto ainda mais preocupante: a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que trabalhadores da saúde sob estresse físico e psicológico são mais propensos a cometer erros que podem causar danos aos pacientes, e que esta situação, decorrente da sobrecarga de trabalho e exacerbada pela pandemia, faz parte da realidade cotidiana dos serviços de saúde. Ainda de acordo com a entidade mundial, na atenção primária e ambulatorial, quatro em cada 10 pacientes sofrem danos. 
  
Para levar o tema de maneira adequada para seu estabelecimento, a Sobrasp elaborou um material sobre ações que podem ser feitas com a participação das equipes. 

Confira o conteúdo AQUI.