Notícias

FEHOESP sugere à ANS construção de novo indicador

FEHOESP sugere à ANS construção de novo indicador

02/06/2020

A FEHOESP enviou, no início de junho, ofício à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sugerindo a inclusão de um novo indicador para composição do painel de dados relacionados ao faturamento e glosas entre operadoras e prestadores de saúde.

Na proposta, a Federação explica que o objetivo deste indicador é evidenciar com clareza as perdas financeiras ocorridas no fluxo operacional financeiro, independentemente de suas motivações - ainda que haja acordos realizados entre os prestadores e operadoras de planos de saúde e uma vez que a assistência médico-hospitalar não deixou ser prestada.

Nomeado como "Pagamento efetivo à Rede Assistencial", o índice apontaria a diferença entre os valores reais apresentados pelos prestadores de serviços e os valores efetivamente pagos pelas operadoras de planos de saúde, levando em conta:

Valores reais apresentados: Valor integral do somatório de valores cobrados pelo prestador de serviços decorrentes dos eventos assistenciais realizados no mês da notificação.

Valores efetivamente pagos pelas operadoras de planos de saúde: Valor do pagamento realizado após utilização de todo e qualquer mecanismo de análise preliminar das despesas médicas em decorrência dos eventos assistenciais informados ou retenção de pagamentos por desacordo comercial. (Eventos Indenizáveis Líquidos ou Sinistros Retidos).

A FEHOESP destaca que, por se tratar de informações financeiras,poderão ser necessários dados extras do padrão TISS para a construção deste indicador.

 

Da Redação