Notícias

Yussif Ali Mere Júnior participa de sessão especial do Dia Mundial do Rim no Senado

Yussif Ali Mere Júnior participa de sessão especial do Dia Mundial do Rim no Senado

16/03/2020

Presidente da ABCT, da FEHOESP e do SINDHOSP, Yussif Ali Mere Júnior, compôs a mesa junto a senadores e representantes da SBN, SOBEN e FENAPAR.

No dia 12 de março é comemorado o Dia Mundial do Rim e em Brasília, uma sessão especial no Senado Federal contou com a participação da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Associação Brasileira de Enfermagem de Nefrologia (SOBEN) e Federação Nacional de Associações de Pacientes Renais e Transplantados do Brasil (FENAPAR) para discutir a crítica situação das clínicas de diálise prestadoras de serviços para o SUS no Brasil.

Além de comemorar mais um ano trazendo à luz a luta de pacientes e profissionais de saúde que trabalham com a terapia Renal Substitutiva - TRS, as entidades procuraram relatar as dificuldades ainda enfrentadas no país. Na ocasião, o presidente da ABCDT, chamou atenção para a primordialidade de mostrar para as autoridades as necessidades que afetam o setor: “Nós não precisamos de muito. Precisamos de atenção, da recomposição financeira e do reembolso da hemodiálise para conseguirmos melhorar o tratamento e investir em tecnologia para melhor atender nossos pacientes”, pontuou.

Por sua vez, o presidente da SBN, Marcelo Mazza, lembrou que eventos alusivos ao Dia Mundial do Rim estariam acontecendo por todo o mundo, e que o Brasil lidera em número de eventos relacionados à data. “Isso é fruto do desenvolvimento de todos nós, de todos os trabalhadores da nefrologia e diálise, e da sociedade brasileira”, comemora.

Prevenção é foco da ABCDT 

Para o presidente da Associação, Yussif Ali Mere Júnior, a grande preocupação é em relação à prevenção das doenças renais. “Não podemos ser apenas prestadores de serviço. Precisamos estar juntos para oferecer aos pacientes o grande objetivo desse Dia Mundial do Rim, que é a prevenção”, destaca. “Nós, da ABCDT, estamos à disposição para melhorar o tratamento dialítico e nefro do país”, finaliza Yussif.

Ainda como ação comemorativa, a ABCDT inflou, em frente ao Congresso Nacional, um rim gigante, atraindo a atenção de centenas de pessoas que pararam para tirar fotos antes da sessão. A intenção é chamar a atenção das autoridades e de todos os brasileiros para a prevenção às doenças renais.

FONTE: ABCDT