ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 8 DE JULHO DE 2020
Com o alarmante avanço do COVID-19 no Brasil e no mundo, a FEHOESP e o SindHosp, monitorando todas as recomendações dos órgãos oficiais sobre o assunto, divulgam as principais orientações para os profissionais de saúde.
Em casos de epidemias virais, evitar a contaminação da equipe de atendimento em saúde é fundamental.
Por esse motivo, foram desenvolvidos manuais com procedimentos e protocolos para serem adotados por estes profissionais. Acesse:
IEPAS/IBES
Anvisa
Nota Técnica Anvisa – Instituições de Longa Permanência – Atualizada 30/06/2020
ANVISA atualiza nota técnica GVIMS-GGTES Nº 07/2020
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), divulgou a nota técnica Nº 07/2020 GVIMS/GGTES/ANVISA, com orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (COVID-19). O texto traz informações que vão desde o uso correto dos EPI's até mesmo orientações de atendimento, lavagem de mãos e descarte de materias. Atualizada em 12 de maio de 2020.
Entenda melhor as orientações sobre a Cloroquina e a Hidroxicloroquina
Anvisa divulga marcas de respiradores reprovadas para tratamento de Covid-19
Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo
Hospital das Clínicas (HC)
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
Confira medidas da ANS para enfrentar o Covid-19
CIB
O documento faz parte de uma iniciativa entre COSEMS/SP e Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) quanto à ampliação de diagnóstico laboratorial por meio do RT- PCR tendo em vista, a nova definição de caso de Síndrome Gripal, propondo estratégia integrada entre Vigilância e Assistência possibilitando a detecção precoce de casos e o cuidado ambulatorial, evitando o agravamento do quadro clínico dos pacientes e, possíveis internações hospitalares; a necessidade de detecção e diagnóstico dos casos, rastreamento de contatos e monitoramento de ambos;
ABRAMED (Associação Brasileira de Medicina de Emergência), AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) e AMB (Associação Médica Brasileira) divulgaram para os profissionais que atuam na área da saúde os seguintes protocolos:
– Protocolo de intubação orotraqueal para caso suspeito ou confirmado de COVID-19.
– Protocolo suplementação de oxigênio em paciente com suspeita ou confirmação de infecção por COVID-19.
– Protocolo manejo broncoespasmo em caso suspeito ou confirmado de COVID-19.
– Protocolo de uso de Ultrassonografia Point of Care (POCUS) no atendimento inicial do COVID-19.