Notícias

Orientações, medidas e protocolos para profissionais de saúde adotarem sobre o coronavírus

Orientações, medidas e protocolos para profissionais de saúde adotarem sobre o coronavírus

31/03/2020

Com o alarmante avanço do COVID-19 no Brasil e no mundo, a FEHOESP e o SINDHOSP, monitorando todas as recomendações dos órgãos oficiais sobre o assunto, divulgam as principais orientações para os profissionais de saúde.

Em casos de epidemias virais, evitar a contaminação da equipe de atendimento em saúde é fundamental.

Por esse motivo, foram desenvolvidos manuais com procedimentos e protocolos para serem adotados por estes profissionais. Acesse:

 

O IEPAS e o IBES (Instituto Brasileira para Excelência em Saúde) divulgam publicação com Boas Práticas naOrganizações de Saúde para Enfrentar a Pandemia de Covid-19

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), divulgou a nota técnica Nº 04/2020 GVIMS/GGTES/ANVISA, com orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (COVID-19). O texto também orienta o uso de máscaras por período maior que o indicado pelo fabricante, já que muitos desses produtos tem indicação de descarte a cada uso. Indicação é necessária diante dos baixos estoques. Atualizada em 23 de março de 2020. 

 

ABRAMED (Associação Brasileira de Medicina de Emergência), AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) e AMB (Associação Médica Brasileira) divulgaram para os profissionais que atuam na área da saúde os seguintes protocolos:

- Protocolo de intubação orotraqueal para caso suspeito ou confirmado de COVID-19.

- Protocolo suplementação de oxigênio em paciente com suspeita ou confirmação de infecção por COVID-19.

- Protocolo manejo broncoespasmo em caso suspeito ou confirmado de COVID-19.

Protocolo de uso de Ultrassonografia Point of Care (POCUS) no atendimento inicial do COVID-19.

Coronavírus e Medicina de Emergência: Recomendações para o atendimento inicial do Médico Emergencista.

Recomendações para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) de pacientes com diagnóstico ou suspeita de COVID-19.

 

A Resolução SS-28, de 17-3-2020, estabelece as diretrizes e orientações de funcionamento dos serviços de saúde no âmbito do Estado de São Paulo para enfrentamento da pandemia do Covid-19 (doença causada pelo Novo Coronavírus), e dá providências correlatas.

 

Declaração de Óbitos

- Orientações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES)

Portaria estabelece procedimentos excepcionais para sepultamento e cremação de corpos durante a situação de pandemia do Coronavírus

 

Ministério da Saúde:

Fluxo de manejo clínico de gestantes

Fluxo de manejo clínico de adultos e idosos

- Fluxo de manejo clínico pediátrico

 

Estabelecimentos odontológicos:

Nota informativa aos Estabelecimentos de Assistência Odontológica - EAS

 

Legislação da Capital Paulista: 

Decreto nº 59.283, de 16/03/20 DOM de 17/03/20 p. 1, - n° 51 - Declara situação de emergência no Município de São Paulo e define outras medidas para o enfrentamento da pandemia decorrente do coronavírus. 

Decreto nº 59.292, de 20/03/20 DOM de 21/03/20 p. 1 - n° 55 - Acrescenta parágrafo único ao artigo 20 do Decreto nº 59.283, de 16 de março de 2020, que declarou situação de emergência no Município de São Paulo e define outras medidas para o enfrentamento da pandemia decorrente do coronavírus. 

Decreto n. 59.298, de 23/03/20 DOM de 24/03/20 p. 1- n. 56 Suspende o atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços. 

 

Utilização correta de testes rápidos para COVID-19

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial - SBPC/CML,orienta sobre a utilização correta de testes rápidos para COVID-19