Abril é mês pela segurança do paciente

Abril foi definido pelo Ministério da Saúde como o mês das iniciativas de segurança do paciente. Na Campanha Abril pela Segurança do Paciente, o governo incentiva

Compartilhar artigo

Abril foi definido pelo Ministério da Saúde como o mês das iniciativas de segurança do paciente. Na Campanha Abril pela Segurança do Paciente, o governo incentiva os estabelecimentos de saúde a montar seus Núcleos de Segurança do Paciente (NSP), afinal essa é a maneira mais efetiva para que a qualidade no atendimento cresça. A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 36/2013 estabelece a obrigatoriedade da implantação dos núcleos de saúde do paciente, que devem promover a prevenção, o controle e a mitigação de incidentes. De acordo com dados da Anvisa, entre 2014 e 2017 foram implantados 2.333 núcleos no Brasil. 

Além do papel fundamental no incremento de qualidade e segurança dos serviços de saúde, os NSP fazem o papel de atributo de qualidade para o reajustes dos contratos com as operadoras de saúde, conforme a Resolução Normativa (RN) 436 de 28 de novembro de 2018.  

Cursos

Com o objetivo de auxiliar os serviços de saúde a implantar seus NSP, o IEPAS promove dois cursos sobre o tema. No dia 11 de abril, o evento "Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente e Notificação de Incidentes" será realizado em Presidente Prudente, no Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças. Já no dia 24 de abril é vez da Regional de Santos do SINDHOSP receber o evento. 

SAIBA MAIS: 

Cursos IEPAS 

Presidente Prudente – SP 

Santos – SP  

Ministério da Saúde – Núcleo de Segurança do Paciente 

 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top