Pesquisa SBPC/ML mostra que exames são importantes para a prevenção de doenças

Dados sobre exames laboratoriais embasam campanha #ImportantePrevenir

Compartilhar artigo

Dados sobre exames laboratoriais embasam campanha #ImportantePrevenir

Uma pesquisa encomendada pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPCM/ML), divulgada no dia 29 de maio, em coletiva de imprensa, em São Paulo, revela que 96% dos entrevistados consideram exames laboratoriais importantes para a prevenção de doenças e 72% dos pacientes com doenças crônicas só descobriram o problema após o aparecimento de sintomas.

Segundo o presidente da SBPC/ML, Wilson Shcolnik, este dado alerta para o fato de que “quando o paciente apresenta sintomas é sinal que a patologia já está instalada. Logo, a população não está realizando exames clínicos e laboratoriais básicos como forma de prevenção, mas sim de diagnóstico”. Para ele, “a prevenção é o desvio de um caminho para doenças e sempre é melhor prevenir do que tratar qualquer problema de saúde”.

A pesquisa, realizada entre os dias 28 de março e 7 de abril deste ano, com 400 moradores das  cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, maiores de 18 anos, contou com a maior participação (83% dos entrevistados) de pessoas com pelo menos uma entre seis doenças crônicas: cardiovasculares, reumáticas, renais, diabetes, problemas na tireoide e câncer e o outro grupo (17%) sem nenhuma dessas seis patologias.

O estudo mostrou que 48% dos pacientes crônicos acham que deveriam ter feito exame com mais antecedência para prevenir doenças e 40% desse grupo acredita que deveria ter feito exame mais preciso para prevenir enfermidades.

Shcolnik comentou que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)  estima que pessoas doentes custam sete vezes mais do que um paciente saudável na mesma faixa etária e estudo da Universidade Federal de São Carlos (USFCar) aponta que doenças que só possuem alterações laboratoriais, sem manifestar  sintomas, tem chance de cura de 90%. “Conclui-se que a realização de exames preventivos é menos onerosa ao sistema de assistência à saúde e mais benéfica ao paciente.”  

A pesquisa revelou também que somente 17% dos pacientes acham que os médicos solicitam mais exames que o necessário; pouco mais que a metade (51%) dos doentes acredita que poderia ter procurado ajuda médica com mais antecedência para evitar a doença crônica ou retardá-la; 64% dos pacientes crônicos controlam a enfermidade por meio de exames laboratoriais; e 95% acredita que os exames laboratoriais são úteis ou muito úteis para o tratamento e controle de patologias.

Campanha
A partir dos resultados obtidos na pesquisa e para celebrar os 75 anos da SBPC/ML, a serem completados no dia 31 de maio, a entidade lançou a campanha #ImportantePrevenir, com o objetivo de alertar a população sobre a importância dos exames laboratoriais no diagnóstico precoce e prevenção de diversas doenças.

Para promover a campanha foram convidados formadores de opinião que tiveram sucesso em seu tratamento graças ao diagnóstico precoce, como é o caso do ator Reynaldo Gianecchini.

Também participaram da coletiva o diretor de Comunicação da entidade, Carlos Aita, e a jornalista e escritora Rosana Hermann.

 

Por Fabiane de Sá

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top