Carnaval é feriado?

Anualmente, somos consultados sobre ser ou não feriado no carnaval.    Os feriados civis são declarados pela lei federal nº 9.093/95,

Compartilhar artigo

Anualmente, somos consultados sobre ser ou não feriado no carnaval. 
 
Os feriados civis são declarados pela lei federal nº 9.093/95, nos seguintes termos:
 
Art. 1º. São feriados civis:
I – os declarados em lei federal;
II – a data magna do Estado fixada em lei estadual. 
III – os dias do início e do término do ano do centenário de fundação do Município, fixados em lei municipal. 
 
Art. 2º. São feriados religiosos os dias de guarda, declarados em lei municipal, de acordo com a tradição local e em número não superior a quatro, neste incluída a Sexta-Feira da Paixão.
 
Os feriados civis oficiais são: 1º de janeiro – Confraternização universal; 21 de abril – Tiradentes; 1º de maio – Dia do Trabalho; 7 de setembro – Independência do Brasil; 12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida; 2 de novembro – Finados; 15 de novembro – Proclamação da República; 25 de dezembro – Natal. Além desses, em 2015 teremos: 3 de abril, Sexta-feira da Paixão,  e, em 4 de junho – Corpus Christi.
 
No Estado de São Paulo, o dia 9 de julho, data em que se comemora a deflagração da Revolução Constitucionalista de 1932, também é declarado feriado.
 
Os municípios podem decretar até quatro feriados religiosos, mas, lembramos que, em muitas cidades, o dia 20 de novembro é considerado feriado dedicado à Consciência Negra.
 
O carnaval só é feriado onde é assim declarado. Portanto, é preciso que as empresas verifiquem se há lei municipal dispondo ser feriado a referida data. No município de São Paulo, não há lei que estabeleça essa data como feriado. 
 
Contudo, por tradição e liberalidade das empresas, não há trabalho nos dias dedicados ao carnaval, o que se estendeu aos bancos e grande parte dos serviços públicos. As empresas, contudo, podem exigir a compensação dessa data, mediante acordo com os trabalhadores. 
 
Nos municípios em que a terça-feira de carnaval não é declarada feriado, os trabalhadores que laboram em jornada de trabalho 12 x 36 não têm direito à folga compensatória ou pagamento em dobro do dia relativo ao plantão.
 
Assim, em face dos costumes, não há expediente nas segundas e terças-feiras de carnaval, com retorno ao trabalho, via de regra, nas quartas-feiras após ao meio-dia.  
 

Artigos Relacionados...

Convenções firmadas

Sindicatos firmam CCT com nutricionistas

Os sindicatos filiados à FESAÚDE-SP e o Sindicato dos Nutricionistas no Estado de São Paulo firmaram Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), com vigência de 1º

Últimas Notícias

O sentimento dos trabalhadores brasileiros

William Shakespeare dizia que “a alegria evita mil males e prolonga a vida”. Infelizmente, os resultados da pesquisa State of the Global Workplace, realizada pela

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima