Você está no site do IEPAS FEHOESP 360 Clique aqui para acessar o portal FEHOESP 360

Notícias

David Uip critica educação médica atual: sem menor condição

David Uip critica educação médica atual: sem menor condição

27/03/2017

David Uip, secretário estadual de Saúde do Estado de São Paulo, criticou duramente a atual formação médica. "Há lugares sem a menor condição de ter uma faculdade de medicina", disse durante abertura do 4o Fórum A Saúde do Brasil, realizado em 27 de março pelo jornal Folha de S. Paulo.

Uip comparou o excesso de cursos oferecidos à corrupção do Brasil. "Sabemos que se não formos honestos a corrupção oferece opções muito melhores do que nossos salários. Eu trago isso para a realidade da educação médica atual. Com tantas faculdades de medicina abrindo, por onde andam os docentes que vão formar esses alunos? A conta não bate".

Ele citou as cidades de Cubatão e Mauá, que vivem uma crise na saúde. "Cidades que não tem hospitais ou que enfrentam dificuldades enormes, como pode ter uma faculdade ali? Qual é a qualidade do ensino que será ofertado?", explicou.

O secretário abordou também os principais temas que aflingem o setor, como a judicialização, o desperdício de materiais e a centralização de compras entre hospitais.

Concluiu o discurso afirmando que "não estava fazendo um desabafo, mas sim trazendo a conscientização de alguém que não perdeu a esperança de que as coisas podem mudar".

 

Por Rebeca Salgado

Foto: Leandro Godoi