Guia
de Ações
Municípios
Saudáveis

Transformando comunidades,
cuidando de pessoas

O que é

Guia de Ações Municípios Saudáveis

Iniciativa que foi idealizada com o intuito de contribuir para a construção de uma agenda inovadora e positiva, que leve a uma melhor organização e gestão do sistema de saúde municipal de São Paulo e que atenda às necessidades da população paulistana.

Outras Motivações

Uma iniciativa em prol da saúde e da cidadania

Decisões baseadas em dados

Apresentar as principais tendências e diretrizes que levem a políticas públicas fundamentadas em dados, planejamento estratégico e ações coordenadas.

Compromisso com a saúde

Despertar o compromisso coletivo com a construção de um sistema municipal de saúde mais equitativo, integral, eficiente e sustentável.

Políticas de saúde

Buscar a implementação de políticas públicas de saúde que garantam acesso, resolutividade, qualidade assistencial e uma vida mais digna para os paulistas.

Papel social

Realçar o importante papel social da saúde no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.

Debate qualificado

Fortalecer e qualificar o debate político.

Inovação na gestão

Propor ações inovadoras e eficientes para melhorar a gestão da saúde.

Saúde em São Paulo

Por que o Estado de São Paulo?

Com 44,4 milhões de habitantes, segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado de São Paulo é o mais populoso e o de maior relevância econômica do país. Ele concentra 21,9% dos mais de 203 milhões de brasileiros. Os 645 municípios que compõem o Estado apresentam realidades distintas e indicadores sociais e de saúde bastante diversificados. Ao propor ações para a melhoria dos sistemas de saúde dos Municípios, a FEHOESP espera reduzir desigualdades e aumentar o acesso e a eficiência do setor.

Por que agora?

Em 2024, os brasileiros irão às urnas escolher os gestores ou gestoras que estarão à frente das Prefeituras no período de 2025-2028. Trazer a saúde para o centro do debate político evidencia o papel imprescindível que o setor desempenha para que as cidades, os Estados e o Brasil alcancem o tão almejado desenvolvimento socioeconômico.

A quem se destina

Candidatos a prefeito dos 645 Municípios paulistas, assessores, entidades representativas da sociedade civil e formadores de opinião.

Entidades Responsáveis
Realização
Correalização

Nossas Motivações

Editorial assinado pelo presidente da FEHOESP, Francisco Balestrin, apresentando as motivações que levaram à realização do Guia e os objetivos da iniciativa.

Legados da saúde

Uma síntese da série especial do videocast Papo da Saúde, intitulada Legados da Saúde, disponível no canal do Youtube @SindhospOficial. As entrevistas nasceram com o objetivo de ouvir os que ocuparam o cargo máximo da saúde no país sobre suas experiências no exercício da função, desafios, ideias e aspirações para que futuros secretários municipais de Saúde possam compreender o quão complexo e importante é assumir a missão de cuidar da saúde das pessoas. Foram entrevistados os ex-ministros da Saúde José Gomes Temporão, Arthur Chioro, Luiz Henrique Mandetta e Marcelo Queiroga.

Clique aqui e assista as entrevistas na íntegra.

Introdução

A organização eficaz do sistema de saúde municipal é fundamental para garantir o acesso universal aos serviços, promover a prevenção, prover o cuidado e responder de forma ágil e eficiente às demandas da comunidade em múltiplos setores. O texto explica como o Guia está organizado.

Estrutura

Para o planejamento estratégico do ecossistema municipal de saúde, o Guia propõe uma abordagem dividida em quatro eixos de ação:

  1. Diagnosticar
  2. Planejar
  3. Promover + Prevenir
  4. Cuidar

Agendas prioritárias

Essa agenda não representa um desafio apenas para o Estado de São Paulo, mas para o mundo. O Brasil é signatário, desde 2015, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e vários estão relacionados direta ou indiretamente com a saúde. No Guia, essas agendas estão organizadas dentro dos quatro eixos estratégicos apresentados, visando facilitar a compreensão e ilustrar os recursos que podem ser utilizados em cada um deles para aprimorar as políticas públicas voltadas a essas prioridades. São elas:

  1. Doenças crônicas
  2. Saúde mental
  3. Envelhecimento saudável
  4. Controle de epidemias

Desafios comuns e como superá-los

O Guia elenca, por áreas, quais são esses desafios e apresenta ações capazes de superá-los ou, no mínimo, amenizá-los. São eles:

  1. Governança
  2. Judicialização
  3. Gestão e eficiência
  4. Educação e tecnologia

SUS Digital

A publicação traz informações sobre o Programa SUS Digital, lançado pelo Ministério da Saúde em março de 2024 e que objetiva promover a transformação digital e ampliar o acesso da população às ações e serviços de saúde. Também apresenta as iniciativas que já estão em desenvolvimento no Estado de São Paulo nessa área.

Visão de futuro

A visão ampliada e transversal trazida no Guia conduz a uma trilha que quebra paradigmas e direciona os Municípios paulistas para a criação de comunidades inteligentes de saúde. Gestores comprometidos com o futuro devem desenvolver sistemas que deixem de se concentrar apenas no diagnóstico e tratamento de doenças e passem a apoiar a qualidade de vida por meio de ações integradas e multissetoriais.

Próximos Passos

Apresentação e entrega do Guia aos candidatos às prefeituras paulistas

A FEHOESP está agendando encontros com alguns candidatos a prefeito de cidades paulistas para apresentar as diretrizes propostas pelo Guia de Ações Municípios Saudáveis – Transformando Comunidades, Cuidando de Pessoas – e debater alternativas para melhor estruturar, gerir e direcionar a saúde municipal.

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.
Download

Preencha o formulário ao lado e faça download do Guia de Ações Municípios Saudáveis

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Rolar para cima