Setor defende transparência de dados na saúde

Falta de indicadores gera concorrência desleal

Compartilhar artigo

Os usuários da saúde não dispõem de informações sobre os indicadores de qualidade de cada prestador. Essa foi a principal discussão do painel "Transparência de Dados", do 4o Fórum A Saúde do Brasil, realizado pelo jornal Folha de S. Paulo.

Para Sérgio Ricardo Santos, presidente da Amil, uma das opções para mudar o cenário atual seria as operadoras definirem, no ato de assinatura do contrato com o prestador, quais indicadores serão divulgados aos beneficiários do plano.

"A sustentabilidade do setor depende de uma concorrência saudável, que aponte quem tem os melhores indicadores. Sem essas informações, fica desleal", explicou.

Mauro Aranha, presidente do Cremesp, afirmou que a transparência deve começar do poder público. "Começa pelo próprio Ministério da Saúde que, por exemplo, está realizando a idealização dos planos de saúde populares sem a participação da sociedade". O Cremesp fará, em 28 de março, um debate com órgãos de defesa do consumidor sobre o assunto.

Segundo Carlos Goulart, presidente-executivo da Abimed, um outro meio de trazer a transparência no setor é ouvir mais de uma opinião médica. "Evitamos desperdícios e encontramos qualidade".

 

Por Rebeca Salgado

Foto: Leandro Godoi

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top