SindHosp orienta ILPIs em Encontro Virtual sobre auxílio emergencial

Estabelecimentos tiveram acesso a detalhes de Portaria do Governo Federal e o que fazer para se habilitar

Compartilhar artigo

Durante o "Segundo Encontro Virtual das Casas de Repouso do Estado de São Paulo", realizado pelo SindHosp no dia 17 de setembro de 2020, representantes do segmento tiveram acesso a mais informações sobre a Portaria nº 2.221/2020 que trata dos Procedimentos de Auxílio Financeiro para Instituições de Longa Permanência (ILPIs), assim como as iniciativas que o Sindicato tem providenciado para que os recursos cheguem aos estabelecimentos particulares. O evento contou com a participação do presidente do SindHosp, Francisco Balestrin; do CEO da entidade, Ricardo Barchet; Marizilda Angioni, gestora do IEPAS e Durval Andrade, advogado do Departamento Jurídico do SindHosp, além de representantes regionais do Sindicato e gestores de casas de repouso e demais estabelecimentos do segmento. 

Ao anunciar os procedimentos para prestação do auxílio financeiro emergencial pela União às ILPIs no dia 4 de setembro de 2020, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos informou que terão direito ao auxílio Instituições de Longa Permanência para Idosos públicas ou privadas de caráter assistencial, sem finalidade lucrativa – perfil de instituição que não se enquadra na maioria dos representados pelo SindHosp. O setor recebeu com surpresa o retorno do Ministério, após enviar ofício solicitando atenção ao caso, uma vez que os estabelecimentos necessitam de ajuda para manter o atendimento prejudicado pela pandemia.

A dúvida sobre o acesso ou não dos estabelecimentos privados à verba emergencial foi levantada pelos participantes durante o encontro virtual realizado pelo SindHosp. Em resposta, Durval Andrade, advogado do Sindicato, explicou que a orientação que tem sido dada pelo Departamento Jurídico do SindHosp aos estabelecimentos é que façam o requerimento, conforme os prazos e exigências da Portaria, pois, dessa forma, todos esses pedidos servirão de subsídios para o SindHosp contatar novamente o Ministério e alertar sobre as necessidades das ILPIs de realmente receberem esses recursos para continuarem funcionando. Francisco Balestrin, por sua vez, destacou que o assunto segue sendo acompanhado pela entidade em Brasília e, assim que houver novidades, o SindHosp divulgará os próximos passos. 

Regras 

O Ministério publicará a listagem das instituições (contempladas ou não) até 10 dias após o término do cadastramento no link: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/pessoa-idosa . As que não forem selecionadas poderão apresentar recurso no prazo de 5 dias úteis, a contar da publicação da listagem, por meio do formulário "RECURSO CONTRA A NÃO HABILITAÇÃO DE CADASTRO" no link https://forms.gle/zukExvUPW8EKnVM6 no site do Ministério. 

De acordo com as regras estabelecidas, o auxílio será rateado entre as instituições habilitadas em igual montante do crédito extraordinário dividido pelo número de idosos por ela atendidos. Os recursos devem ser usados principalmente em: ações de prevenção e controle de infecção na instituição, como compra de equipamentos médicos-hospitalares, colchões, lençóis, EPIs, medicamentos, adequação de espaços sem necessidade de projetos e obras de engenharia, entre outras medidas.    

Estabelecimentos que tiverem dúvidas ou sugestões relativas ao assunto, devem entrar em contato com o Departamento de Iniciativas Setoriais para que as informações e adesões cheguem aos Comitês de Trabalho que estão sendo criados. Contatos:  (11) 3226-9444, ramal 311 e e-mail: fveloso@fehoesp.org.br, com Flávia Veloso.     
     
   
ACESSE A ÍNTEGRA DA PORTARIA  Nº 2.221, DE 3 DE SETEMBRO DE 2020 

Artigos Relacionados...

Convenções firmadas

Firmadas Convenções Coletivas de Trabalho com SINSAUDESP

FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSAUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM E TRABALHADORES EMESTABELECIMENTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DE SÃO PAULO –SINSAUDESP, VIGÊNCIA

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima