Vacina contra malária protege metade das crianças na África

Uma vacina experimental contra a malária protegeu cerca de metade das 6 mil crianças que receberam as doses, na África subsaariana. Trata-se da fase 3 do estudo da vacina ...

Compartilhar artigo

Nova fase de estudo clínico envolveu 6 mil bebês; fabricante promete preço baixo, a partir de 2015

Uma vacina experimental contra a malária protegeu cerca de metade das 6 mil crianças que receberam as doses, na África subsaariana. Trata-se da fase 3 do estudo da vacina, que pretende impedir que o parasita causador da doença infecte, amadureça e se multiplique no fígado, para então entrar novamente na corrente sanguínea.

Segundo Tsiri Agbenyega, líder do estudo e professor da Universidade de Ciência e Tecnologia Kwame Nkrumah, em Kumasi, Gana, os novos dados, publicados no New England Journal of Medicine, confirmam as descobertas feitas na fase anterior do estudo, em 2004, relativas à eficácia e à segurança da vacina.

Os bebês que participaram do estudo clínico, de 5 a 17 meses de idade, receberam três doses do imunizante. Após 12 meses, os cientistas observaram uma redução de 56% no risco de desenvolver a doença comum e de 47% no caso da sua forma mais grave. O risco de efeitos colaterais foi semelhante ao observado no grupo de controle.

“Isso significa que dezenas de milhares de casos de malária podem ser evitados”, afirmou ontem o pesquisador, em Seattle, durante um fórum sobre a doença patrocinado pela Fundação Bill & Melinda Gates.

Andrew Witty, executivo-chefe da GlaxoSmithKline, farmacêutica parceira no desenvolvimento da droga, afirmou que “lutaremos para melhorar a eficácia da vacina. Mas é um bom começo”. Ele também prometeu que o imunizante será colocado no mercado, a partir de 2015, com preço apenas 5% maior que o custo de fabricação.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

As mudanças climáticas e as ameaças à saúde

Os brasileiros ainda acompanham, atônitos, à tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul (RS). Em meio ao caos, movimentos de solidariedade se espalham pelo

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top