Portaria amplia a faixa etária para doação de sangue

A Portaria nº 1353, do Ministério da Saúde, datada de 13 de junho de 2011, mudou as faixas etárias para a doação de sangue. Anteriormente podiam doar sangue as pessoas com idade entre 18 e 65 anos de idade. Agora, permite-se a doação de sangue a partir dos 16 anos de idade, estendendo até os 68 anos incompletos (67 anos, 11 meses e 29 dias).

Para doar sangue é preciso preencher os requisitos da idade, pesar mais de 50 quilos. Não podem doar pessoas que tiveram diagnósticos de hepatite após os dez anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como Aids, hepatite, sífilis e doença de chagas, usuários de drogas e pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos.

Outra mudança da Portaria é no peso mínimo dos candidatos à doação, ou seja, pessoas com menos de 50 quilos aptas por avaliação médica podem doar sangue.

Os candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, somente podem doar com o consentimento formal do responsável legal.

Fonte: Diário Oficial da União

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × cinco =

Há 20 anos representamos hospitais, clínicas, laboratórios e outros estabelecimentos do setor privado de Saúde no Estado de São Paulo

SINDICATOS

Rolar para cima