Portaria amplia a faixa etária para doação de sangue

A Portaria nº 1353, do Ministério da Saúde, datada de 13 de junho de 2011, mudou as faixas etárias para a doação de sangue. Anteriormente podiam doar sangue

Compartilhar artigo

A Portaria nº 1353, do Ministério da Saúde, datada de 13 de junho de 2011, mudou as faixas etárias para a doação de sangue. Anteriormente podiam doar sangue as pessoas com idade entre 18 e 65 anos de idade. Agora, permite-se a doação de sangue a partir dos 16 anos de idade, estendendo até os 68 anos incompletos (67 anos, 11 meses e 29 dias).

Para doar sangue é preciso preencher os requisitos da idade, pesar mais de 50 quilos. Não podem doar pessoas que tiveram diagnósticos de hepatite após os dez anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como Aids, hepatite, sífilis e doença de chagas, usuários de drogas e pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos.

Outra mudança da Portaria é no peso mínimo dos candidatos à doação, ou seja, pessoas com menos de 50 quilos aptas por avaliação médica podem doar sangue.

Os candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, somente podem doar com o consentimento formal do responsável legal.

Fonte: Diário Oficial da União

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top