Ministério da Saúde fala em aumentar imposto sobre álcool

O apoio ao aumento dos impostos sobre bebidas alcoólicas é uma das ações do plano de combate às doenças crônicas não transmissíveis, lançado ontem pelo Ministério da Saúde.

Compartilhar artigo

Medida é citada em novo plano de combate a doenças crônicas

O apoio ao aumento dos impostos sobre bebidas alcoólicas é uma das ações do plano de combate às doenças crônicas não transmissíveis, lançado ontem pelo Ministério da Saúde.

A proposta é focada principalmente em doenças circulatórias, respiratórias crônicas, câncer e diabetes, cujos fatores de risco em comum são tabagismo, álcool, obesidade e sedentarismo.

Incluindo álcool e tabaco como fatores de risco, o plano estabelece como uma das principais ações o “fortalecimento da implementação do aumento de impostos dos produtos derivados do tabaco e álcool, com o objetivo de reduzir o consumo”.

Com o tabaco isso já foi feito. A carga tributária do setor vai crescer de 60% para 81% a partir de dezembro. Com isso, o preço vai aumentar.

Segundo Deborah Malta, coordenadora-geral de doenças e agravos não transmissíveis do ministério, a elevação da taxação sobre bebidas alcoólicas está sendo avaliada pelo ministério, que se baseia em estudos internacionais. Contudo, afirma ela, não há uma definição de quando ou como isso seria feito.

Questionado, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) não respondeu se tem planos de apoiar a taxação.

Fonte: Folha de S. Paulo
 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

TEA exige debates e soluções consensuais

Nos últimos meses, reportagens e artigos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) passaram a ocupar com frequência os noticiários. Os motivos oscilam entre os

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Rolar para cima