Genéricos: 25% do total da indústria farmacêutica

Implementado no Brasil em 2000, o genérico vem conquistando um público fiel. Isso porque, além de ter o mesmo princípio ativo, em alguns casos...

Compartilhar artigo

Implementado no Brasil em 2000, o genérico vem conquistando um público fiel. Isso porque, além de ter o mesmo princípio ativo, em alguns casos, pode chegar a custar por 50% a menos que o remédio de referência.

No contexto mundial o crescimento desse mercado é de 11%, já no Brasil, em 2010, o aumento foi de 33%.

De acordo com a IMS Health, os genéricos apresentaram um crescimento de 11,53% no período compreendido entre abril e maio de 2011, enquanto o avanço geral do mercado farmacêutico, no mesmo período, foi de 12,14%.

Do volume total de medicamentos comercializado no país 25% são genéricos atestados pela Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos).

Muitos são os fatores responsáveis pelos ótimos resultados do setor, entre eles está o aumento da renda das classes C e D, o bom desenvolvimento da economia brasileira, a baixa taxa de desemprego e a alta no consumo.

Outro fator importante foi a ampliação da distribuição dos genéricos nos pontos de venda, facilitando o acesso de quem está em zonas periféricas. Como consequência natural, drogarias e farmácias, também se fortaleceram.

Também é considerada responsável pelo sucesso de vendas desse setor a quebra de patentes de medicamentos para o tratamento de doenças crônicas – como hipertensão e colesterol – e o campeão de vendas, o genérico do Viagra, medicação para impotência sexual.

Ainda segundo pesquisa do IMS Health, foi comercializado ano passado 444,3 milhões de unidades, o equivalente a 21% do total de medicamentos vendidos

Fonte: Brasil Econômico

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

As mudanças climáticas e as ameaças à saúde

Os brasileiros ainda acompanham, atônitos, à tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul (RS). Em meio ao caos, movimentos de solidariedade se espalham pelo

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top