EUA discutem hoje segurança de pílulas anticoncepcionais

Governo vetou venda de contraceptivo de emergência sem receita para adolescentes A FDA (agência americana que regula drogas e alimento

Compartilhar artigo

Governo vetou venda de contraceptivo de emergência sem receita para adolescentes

A FDA (agência americana que regula drogas e alimentos) discute hoje a segurança dos anticoncepcionais contendo o hormônio drospirenona e se eles devem ou não continuar no mercado.

Novos estudos têm demonstrado que essas pílulas (Yasmin, YAS, Beyaz e Safyral) triplicam o risco de coágulos no sangue em relação às pílulas antigas, à base de levonorgestrel. As pílulas Yasmin e YAS são vendidas no Brasil.

Todos os anticoncepcionais podem causar trombose, mas quatro em seis estudos publicados nos últimos três anos demonstraram que os contraceptivos com drospirenona são mais arriscados.

Como as outras pílulas, a Yasmin é uma combinação dos hormônios estrógeno e progestagênio. Nos outros contraceptivos, porém, o progestagênio mais usado é derivado da testosterona. A pílula Yasmin, porém, é derivada da drospirenona, substância que é diurética (aumenta a eliminação de líquidos no organismo) e também uma “poupadora” de potássio (impede que o organismo absorva muito sal). Segundo os pesquisadores, pode estar aí a origem do risco aumentado para trombose.

Dados do FDA mostram que ao menos 190 mulheres morreram após tomar pílulas à base de drospirerona.

Dia seguinte
A secretária de Saúde americana, Kathleen Sebelius, reverteu ontem uma decisão da FDA que permitiria a venda de uma pílula do dia seguinte sem receita médica para jovens de 16 anos ou menos. Hoje, a Plan B é vendida sem receita para maiores de 17 anos. No Brasil, contraceptivos de emergência são vendidos sob prescrição médica.

Fonte: Folha de S. Paulo

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top