A Anvisa realiza, nos próximos dias 17 e 18 de outubro, um seminário para discutir a regulação das terapias que resultem do cultivo, seleção e manipulação de células, inclusive células-tronco. O tema tem despertado interesse da comunidade científica, mas seu desenvolvimento esbarra em entraves, como a falta de regulamentação e de parâmetros éticos.
Atualmente, as pesquisas sobre produtos derivados de células humanas estão em fase avançada. Com a expectativa de que estes produtos comecem a chegar ao mercado, a Agência decidiu discutir regras que levem em consideração as questões éticas, de segurança e eficácia. O marco regulatório que será proposto vai definir a forma como estes novos tratamentos serão avaliados e colocados à disposição da população.
“Precisamos definir um marco regulatório, a partir do qual estará valendo a exploração de produtos derivados de células, inclusive de células-tronco, sejam adultas ou embrionárias”, afirma o gerente de Tecidos, Células e Órgãos da Anvisa, Daniel Coradi. As decisões do Comitê serão tomadas em consenso.
A programação do evento reúne pesquisadores de renome na área de terapia celular. Entre eles estão:
– Professora Lygia Pereira da USP-São Paulo – Perspectivas futuras das terapias celulares.
– Professor Radovan da UFRJ e do Centro de Tecnologia Celular Excellium – Usos atuais das terapias celulares.
– Professor Stevens Rehen da UFRJ – O processo de patentes e o desenvolvimento de produtos para terapias celulares.
– Professora Dirce Guilhem da UnB – Bioética e as terapias celulares.
Inscrições
O seminário acontecerá nos próximos dias 17 e 18 de outubro, no auditório da Anvisa, em Brasília. Para efetuar a inscrição, o interessado deve enviar e-mail para o endereço cerimonial@anvisa.gov.br. A inscrição é gratuita, e estão disponíveis 200 vagas.
Fonte: Anvisa