Especialista fala sobre agenda ambiental em organizações de saúde

Rodrigo Henriques apresenta metodologia reconhecida internacionalmente

 

Em seu módulo de Sistema de Saúde Público-Privado, o 16º Congresso Latino-Americano de Serviços de Saúde recebe, dia 25 de maio, o consultor de sustentabilidade Rodrigo Henriques, responsável por implantar os relatórios da Global Reporting Initiative (GRI) em hospitais públicos do Brasil.

 

A GRI é uma organização holandesa, sem fins lucrativos e pioneira na criação de padrões para relatórios de sustentabilidade. “A metodologia é desenvolvida através de uma busca de consenso entre lideranças globais, sociedade civil, trabalhista e acadêmica, além de diversos profissionais do mundo todo”, explica Henriques.

 

Esta metodologia também é reconhecida pelo Pacto Global da ONU e é a mais utilizada para relatórios de sustentabilidade, sendo adotada por muitos bancos e empresa do mundo, bolsas de valores como Bovespa, Dow Jones e outras organizações. “Além disso, alguns países da Europa estão tornando isso legislação, de modo que a empresa, além de apresentar o seu balanço econômico, apresente também um relatório de sustentabilidade”, acrescenta.

 

Outro componente de grande importância para o sucesso da metodologia é o engajamento das equipes profissionais nos estabelecimentos de saúde. “É fundamental a participação dos colaboradores neste processo, pois o relatório de sustentabilidade é feito para as partes interessadas da organização, uma forma de prestar contas para os colaboradores, sociedade, governo e fornecedores. Para isso, precisamos entender o que elas gostariam de saber da organização, pois deste modo todos são envolvidos e se sentem parte do processo”, finaliza.

 

O 16º Class é o evento internacional do ClasSaúde, que é realizado durante a Feira Hospitalar 2011 – de 24 a 27 de maio, no Expo Center Norte, capital Paulista.

 

 

 

Fonte: FEHOESP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

17 + 5 =

Há 20 anos representamos hospitais, clínicas, laboratórios e outros estabelecimentos do setor privado de Saúde no Estado de São Paulo

SINDICATOS

Rolar para cima