Economista do banco Mundial realiza conferência e lança livro no ClasSaúde

Lançamento de obra de André Medici encerrou as atividades do primeiro dia do evento

Compartilhar artigo

Lançamento de obra de André Medici encerrou as atividades do primeiro dia do evento

Encerrando as atividades do primeiro dia do ClasSaúde 2011, o economista sênior da área de saúde do Banco Mundial, André Medici, realizou a conferência “Desafios Globais x Soluções Locais: Os Desafios da Saúde no Limiar do Século XXI”. Na ocasião, também lançou seu livro, que leva o mesmo título.

Moderando a mesa que comentou a obra e apresentando o autor, falou Virgílio Baião Carneiro, presidente do IBEDESS – Instituto Brasileiro para o Desenvolvimento do Setor Saúde. Também participaram como comentaristas Fausto Pereira dos Santos, assessor especial do ministro da Saúde, e José Carlos Abrahão, presidente da CNS – Confederação Nacional de Saúde.

Experiências com PPPs, reforma da saúde nos Estados Unidos, redes de saúde e de acesso a medicamentos, e dilemas da universalização em países pobres e ricos foram apenas alguns dos temas tratados na apresentação, que são aprofundados na obra. “A globalização nunca foi tão acentuada. As agendas de saúde estão aceleradas em muitos países, hoje muitos deles discutem a universalização da saúde e as ideias acabam se contagiando”, adiantou o autor.

Sobre as parcerias público-privadas, Medici acredita que, embora seja uma saída eficiente para os sistemas de saúde, no mundo sua implementação tem tido dificuldades. “Precisamos pensá-las do ponto de vista da transparência e regulação”, pontuou.

“Com obras como esta, temos a possibilidade de ver o setor discutir seus problemas e crescer. Sabemos que esse crescimento se concretizará por meio do diálogo franco e direto, em que todos os atores e sociedade estejam envolvidos. O André, como estudioso, nos dá o privilégio da experiência de quem saiu do país para estudar os sistemas de saúde”, declarou o presidente da CNS.

Fausto Pereira dos Santos também opinou sobre o trabalho do economista. Segundo ele, os temas tratados na obra “são de extrema atualidade e muito complexos, pois permitem a comparação e um olhar mais abrangente sobre a saúde. São inúmeros os temas que são de extrema importância”.

“Os desafios da saúde são globais, mas as soluções são customizadas para cada país, com as suas características e culturas”, finalizou André Medici, justificando a escolha do título de sua obra.

Após as apresentações, os interessados puderam participar de uma sessão de autógrafos com o autor do livro.

 

Fonte: FEHOESP

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top