Dirceu Barbano é reconduzido ao cargo de diretor da Anvisa

No dia 14 de setembro, o Senado Federal reconduziu o farmacêutico Dirceu Barbano ao cargo de diretor da Anvisa. Barbano assumiu a vaga de diretor na Agência em 10 de ...

Compartilhar artigo

No dia 14 de setembro, o Senado Federal reconduziu o farmacêutico Dirceu Barbano ao cargo de diretor da Anvisa. Barbano assumiu a vaga de diretor na Agência em 10 de outubro de 2008 e, desde 6 de janeiro de 2011, exerce o papel de diretor-presidente da instituição. Todos os 17 senadores presentes à reunião da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovaram a recondução do diretor.

Barbano fez uma breve apresentação sobre as áreas de atuação da Anvisa e respondeu a inúmeros questionamentos dos senadores. “Nós precisamos ampliar a eficiência, sem comprometer o rigor que tem caracterizado a tomada de decisão na Agência. Para isso, é preciso aprimorar o marco regulatório, capacitar os profissionais da Agência, e aprofundar o diálogo com a sociedade”, afirmou o diretor.

Por lei, os mandatos dos diretores da Anvisa têm duração de três anos, podendo haver uma recondução. A sabatina de Dirceu Barbano foi realizada na Comissão de Assuntos Sociais, que é presidida pelo senador Jayme Campos (DEM-MT). A recondução foi submetida, no mesmo dia, ao Plenário do Senado Federal e aprovada pela maioria dos presentes.

Manifestações
Entre os posicionamentos e os questionamentos levantados pelos parlamentares, foi recorrente a referência à matéria “Parece Milagre”, publicada pela Revista Veja na edição de 7 de setembro. Os senadores manifestaram repúdio ao fato de a reportagem promover o uso do medicamento Victoza, recomendado para diabetes tipo 2, para indicação terapêutica não aprovada pela Anvisa.

O senador Eduardo Suplicy (PT) leu, na tarde do doa 14 de setembro, no Plenário do Senado Federal, a carta de esclarecimento da Anvisa à sociedade.

“É preciso que fique claro que o uso deste medicamento de forma indiscriminada para o tratamento da obesidade representa elevado risco à saúde da população”, destacou.

Fonte: Anvisa

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

As mudanças climáticas e as ameaças à saúde

Os brasileiros ainda acompanham, atônitos, à tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul (RS). Em meio ao caos, movimentos de solidariedade se espalham pelo

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top