Dirceu Barbano é reconduzido ao cargo de diretor da Anvisa

No dia 14 de setembro, o Senado Federal reconduziu o farmacêutico Dirceu Barbano ao cargo de diretor da Anvisa. Barbano assumiu a vaga de diretor na Agência em 10 de ...

Compartilhar artigo

No dia 14 de setembro, o Senado Federal reconduziu o farmacêutico Dirceu Barbano ao cargo de diretor da Anvisa. Barbano assumiu a vaga de diretor na Agência em 10 de outubro de 2008 e, desde 6 de janeiro de 2011, exerce o papel de diretor-presidente da instituição. Todos os 17 senadores presentes à reunião da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovaram a recondução do diretor.

Barbano fez uma breve apresentação sobre as áreas de atuação da Anvisa e respondeu a inúmeros questionamentos dos senadores. “Nós precisamos ampliar a eficiência, sem comprometer o rigor que tem caracterizado a tomada de decisão na Agência. Para isso, é preciso aprimorar o marco regulatório, capacitar os profissionais da Agência, e aprofundar o diálogo com a sociedade”, afirmou o diretor.

Por lei, os mandatos dos diretores da Anvisa têm duração de três anos, podendo haver uma recondução. A sabatina de Dirceu Barbano foi realizada na Comissão de Assuntos Sociais, que é presidida pelo senador Jayme Campos (DEM-MT). A recondução foi submetida, no mesmo dia, ao Plenário do Senado Federal e aprovada pela maioria dos presentes.

Manifestações
Entre os posicionamentos e os questionamentos levantados pelos parlamentares, foi recorrente a referência à matéria “Parece Milagre”, publicada pela Revista Veja na edição de 7 de setembro. Os senadores manifestaram repúdio ao fato de a reportagem promover o uso do medicamento Victoza, recomendado para diabetes tipo 2, para indicação terapêutica não aprovada pela Anvisa.

O senador Eduardo Suplicy (PT) leu, na tarde do doa 14 de setembro, no Plenário do Senado Federal, a carta de esclarecimento da Anvisa à sociedade.

“É preciso que fique claro que o uso deste medicamento de forma indiscriminada para o tratamento da obesidade representa elevado risco à saúde da população”, destacou.

Fonte: Anvisa

Artigos Relacionados...

saúde suplementar
Fehoesp

Saúde Suplementar e SUS no pós-pandemia

Publicado pelo jornal Labor News, o presidente da Fehoesp, Yussif Ali Mere Junior, escreve artigo sobre o cenário da saúde suplementar versus o panorama do

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos representamos hospitais, clínicas, laboratórios e outros estabelecimentos do setor privado de Saúde no Estado de São Paulo
plugins premium WordPress
Rolar para cima