Você está no site do SINDHOSP. FEHOESP 360 Clique aqui para acessar o portal FEHOESP 360

Notícias

SINDHOSP recebe homenagem pelos seus 80 anos

SINDHOSP recebe homenagem pelos seus 80 anos

28/08/2018

A Câmara dos Vereadores de São Paulo realizou, na noite desta segunda-feira, 27 de agosto, uma cerimônia de homenagem aos 80 anos do SINDHOSP, completados em 2018. A iniciativa foi do vereador Paulo Frange (PTB) e o evento foi no salão nobre da Câmara.

O presidente em exercício do SINDHOSP, Luiz Fernando Ferrari Neto, fez uma retrospectiva dos 80 anos do Sindicato, década a década, ressaltando os anos 80 e 90, os que levaram a entidade a ser reconhecida como o maior sindicato patronal da América Latina. “Na Constituinte, o SINDHOSP teve papel preponderante na luta pela inclusão da iniciativa privada como setor produtivo e reconhecido para o desempenho das atividades em saúde. Nos anos 90, a consolidação deste trabalho nos levou à expansão, à criação das regionais, e a parcerias importantes como a que foi realizada com a Hospitalar”.

Ao final de sua fala, Ferrari Neto apresentou um vídeo, anunciando o lançamento – em setembro – do portal Memória Saúde, espaço interativo e dedicado a contar a história do setor no Estado de São Paulo e no Brasil. “Contratamos uma tríade de historiadores para pesquisar a história de nossos parceiros, das instituições que estão conosco desde a fundação, e também da saúde em geral. O site será interativo e o objetivo é que todo mundo participe. Não queremos contar apenas a nossa história, mas a de todos nós”, afirmou.

O vereador Paulo Frange elogiou a iniciativa. “Não há injustiça maior do que o esquecimento. As pessoas passam a vida toda se dedicando à saúde, e muitas vezes são absolutamente esquecidas. Por isso, quero cumprimentar a ousadia do SINDHOSP em deixar esta janela aberta e se aprofundar nesse tipo de pesquisa, para que a gente possa fazer justiça a tantas pessoas a instituições”. 

Yussif Ali Mere Jr, presidente licenciado do Sindicato, falou sobre o futuro. “O que o SINDHOSP, aos 80 anos, pode fazer pela saúde? Quantos sindicatos, dos 17 mil que existem, têm serviços prestados aos seus representados e à população como o SINDHOSP? O que nós queremos continuar fazendo é ser a antítese desse sindicalismo brasileiro, que nós queremos ver reformado nos próximos anos. Diferentemente de outros sindicatos, nós não somos corporativos, lutamos pelos interesses dos nossos representados, mas não perdemos de vista o objetivo final de nossa atividade, que é o paciente".

O presidente do Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde (IEPAS), José Carlos Barbério, lembrou o sonho de Dante Ancona Montagnana, presidente do SINDHOSP até 2012, ano de seu falecimento. “Quanto vale a realização de 136 cursos destinados a trabalhadores de hospitais, clínicas e laboratórios em 2017, e que contaram com cerca de três mil participantes? E outras 44 ações em workshops, eventos, seminários, palestras, conferências e treinamentos? Vale o sonho de Dante Ancona Montagnana, que apostou na necessidade de se criar, no seio do sindicato, um órgão que cuidasse da educação como objetivo principal de atender mais de perto seus associados”. 

A fundadora e presidente da Hospitalar Feira e Fórum, Waleska Santos, reconheceu a liderança do Sindicato no setor. “Participar desta homenagem aos 80 anos de criação do SINDHOSP me proporciona imensa alegria e satisfação, pois acompanho pessoalmente e muito de perto a sua trajetória, há cerca de 27 anos. A proposta dos seus fundadores, há 80 anos, não só se manteve como foi ampliada. Ao longo dos anos, a instituição foi conquistando não só a liderança no Estado de São Paulo, como também a visibilidade e prestígio em nível nacional”. 

Em nome dos colaboradores, a superintendente Jurídica do SINDHOSP, Eriete Ramos Dias Teixeira, agradeceu a confiança da diretoria e lembrou: “O maior patrimônio de uma organização são os seus colaboradores. As empresas, independentemente do ramo de atuação, têm antes de tudo uma missão social. Na área da saúde, isso é mais latente. São empresas formadas por pessoas que cuidam das pessoas, e que têm na assistência sua missão. Portanto, uma entidade que representa empresas com esse perfil também precisa de colaboradores com esta visão maior. E com o SINDHOSP é exatamente o que acontece”.

A cerimônia contou com a presença de lideranças do setor, instituições associadas, colaboradores do SINDHOSP, parlamentares e amigos. Na sequência das homenagens, um coquetel de confraternização foi oferecido ao público, no restaurante escola Senac, nas dependências da Câmara.

Os homenageados

Além da homenagem ao SINDHOSP, entregue ao presidente em exercício, Luiz Fernando Ferrari Neto, diversos parceiros e instituições associadas receberam, da Câmara dos Vereadores, uma placa em reconhecimento aos serviços prestados à saúde. Confira:

PRIMEIROS ASSOCIADOS

Hospital Samaritano de São Paulo – representado por Maurício Jordão – diretor médico
Hospital Santa Rita – representado por Carlos Eduardo Lichtenberger – diretor presidente
Hospital Santa Virgínia – representado por Alexandre Soriano Fortini – diretor técnico

INSTITUIÇÃO PARCEIRA

Hospitalar Feira e Fórum – representada por sua fundadora e presidente, Waleska Santos

PERSONALIDADES

Yussif Ali Mere Junior - médico nefrologista, presidente licenciado da FEHOESP – Federação dos Hospitais do Estado de São Paulo, SINDHOSP e ABCDT – Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante
José Carlos Barbério – presidente do IEPAS, pós-graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo e doutorado em Farmacologia, também pela USP
Claudio Luiz Lottenberg – presidente do UnitedHealth Group Brasil, do Conselho da Sociedade Israelita Brasileira Albert Einstein e do Instituto Coalização Saúde (representado, na ocaisão, por Denise Eloi (diretora executiva do Instituto Coalizão Saúde - ICOS)
Ruy Salvari Baumer – presidente do SINAEMO, diretor da ABIMO, diretor Financeiro da Fiesp e vice-presidente do Conselho Superior de Responsabilidade Social (CONSOCIAL)
Francisco Balestrin – presidente da Associação Mundial de Hospitais (IHF - International Hospital Federation)
Sidney Klajner – presidente da Sociedade Israelita Brasileira Albert Einstein e vice-presidente do Conselho da FISESP – Federação Israelita do Estado de São Paulo (representado, na ocasião, por Guilherme de Paula Pinto Schettino (diretor do Instituto de Responsabilidade Social do Hospital Albert Einstein) 
Wilson Modesto Pollara – médico, foi Secretário Municipal de Saúde da cidade de São Paulo nos anos de 2016 a 2018 
David Everson Uip – médico, foi secretário de Saúde do Estado de São Paulo e é diretor-geral da Faculdade de Medicina do ABC (não compareceu)
Paulo Chapchap – médico, presidente do Hospital Sírio-Libanês e especialista em transplante de fígado (não compareceu)
 

Galeria de Fotos