Mudança de hábito alimentar deve ser estilo de vida

Superação foi tema de debate

Compartilhar artigo

O crescimento da obesidade no Brasil é um dos temas de debate na saúde atual. Pesquisas apontam que o consumo de açúcar já se equivale ao vício em heroína.

Marie Bendelac, sócia-diretora da Be Coaching, explica que "não é possível ter um comportamento saudável se não há um ambiente saudável". Ela afirma que o excesso de marketing e publicidade de produtos calóricos faz com que eles se tornem mais acessivos e atrativos. "Estamos perdendo essa guerra".

Paula Johns, diretora-executiva da Aliança do Controle do Tabagismo, abordou também a necessidade de se debater de forma sistêmica o uso do cigarro. "Muito já foi feito, mas precisamos continuar falando, prinicipalmente, sobre os cigarros com sabores, que continuam sendo vendidos como atrativos".

 

Obesidade infantil

A participação do governo e da sociedade civil é fundamental para a mudança alimentar, esse foi o consenso entre pediatras e endocrinologistas. "Me pergunto de onde vem alimentos que são tão destrutivos para as crianças", afirmou o pediatra Sergio Spalter. "O foco é trabalhar na prevenção e, infelizmente não é isso que tem sido feito", disse Hélio Rocha, coordenador científico do projeto "Obesidade Infantil Não".

A endocrinologista especialista em obesidade, Daniela Telo, apontou que no Brasil 44% das crianças até 5 anos está obesa. "Falta educação alimentar infantil e também educação dos pais para se conscientizar da importância de insistir na comida saudável".

 

Superação

A jornalista e atriz Cristiana Oliveira contou um pouco sobre a sua experiência com a obesidade. 

Segundo ela, por disfunções familiares ela ultrapassou os 100kg. Em uma de suas gravidezes engordou 40kg nos nove meses. 

"Vemos uma ditadura que impõem a magreza, remédios e shakes que se dizem milagrosos, quando na verdade a mudança de hábitos alalimentares deve ser um estilo de vida".

Atualmente Cristiana dá palestras motivacionais em empresas e organizações governamentais para auxiliar pessoas que tentam emagrecer.

 

Por Rebeca Salgado

Foto: Leandro Godoi

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top