Engajamento é fundamental para a gestão

Gestores comprometidos com equipes fazem a diferença

Compartilhar artigo

Funcionários totalmente conectados com os valores das empresas e dotados por elas de recursos para inovar são fundamentais para trazer bons resultados para as organizações da área da saúde. “Investir no engajamento e na liderança não é custo, mas investimento, pois traz resultados", afirma Eliana Guglielmoni, executiva da empresa Korn Ferry Hay Group, responsável pela Pesquisa de Clima Organizacional Hospitais Anahp.

De acordo com o estudo, que incluiu 10.607 participantes de 185 empresas, quando a liderança contribui para o clima organizacional, o impacto sobre toda a empresa é de 70% de adesão aos valores dela. Quando são as equipes que atuam para o clima organizacional, a influência para o restante da organização é de 30%. “Os gestores que atuam engajados alavancam comportamentos que resultam na melhora dos relacionamentos e resultados. São exemplos dessas atitudes estabelecer clareza de papéis e estimular inovação e capacidades do colaborador”, explica ela. 

O levantamento foi apresentado no evento "Desafios da Eficiência no Setor Hospitalar" dentro do Hospital Summit Anahp na feira South America Health Exhibition (Sahe), dia 14 de março. Um exemplo citado na pesquisa da Anahp foi o resultado obtido no Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido: com a melhora no clima organizacional após várias ações foi registrada uma queda de 40% nos erros médicos.

Como resultado final, o estudo de clima organizacional mostrou que 53% dos colaboradores de hospitais estão efetivamente engajados. Isso representa 11% a mais que em 2014 na última pesquisa, que registrou 42% de envolvimento.   

O evento foi composto pelas mesas redondas "O que os hospitais que se destacam em aspectos essenciais da gestão de pessoas podem nos ensinar" e "Como construir eficiência na equipe assistencial no setor hospitalar" complementadas por talk shows sobre clima organizacional e especialização na assistência. 

 

 

Por Eleni Trindade

Foto: Leandro Godoi 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top