Notícias

Facilities reúne tecnologia e planejamento estratégico em hospitais

Facilities reúne tecnologia e planejamento estratégico em hospitais

25/05/2018

A Hospitalar promoveu, em 25 de maio, o IV Fórum INFRA para discutir a área de Facilities Management (FM) e como ela transformará, nos próximos anos, o setor da saúde.

Léa Lobo, gestora de conteúdo da INFRA, explicou que muitos hospitais no Brasil ainda não reconhecem ou não tem uma área estruturada e organizada de FM. "Isso faz com que todas as áreas que não fazem parte da atividade-fim, do core business do hospital, estejam nas mãos de profissionais que nem sempre estão capacitados para atender essa importante demanda do negócio". 

O Facilities tem como objetivo constituir um campo interdisciplinar que se ocupa da coordenação de espaços, infraestruturas, pessoas e organizações. É associado com a gestão da prestação de serviços gerais a instalações, tais como edifícios de escritórios, escolas, hospitais. Atividades das diversas áreas que compreendem o FM podem integrar todos os serviços, exceto aquelas que incluem, diretamente, a relação médico/paciente.

Para Lincoln Aragoni Gomes, gerente de Facilities da Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein, estrutaração do FM no hospital traz agilidade nos processos, unifica as equipes e identifica oportundidades de eficiência operacional para otimizar recursos. "Acredito que não devemos pensar sempre em futuro, pois o futuro já é agora, as tecnologias avançaram a um nível excepcional e a administração sempre deve estar atenta na redução de custos", disse.

A área de Facilities representa cerca de 3,1% da receita bruta do Einstein atualmente e, com o planejamento estratégico e visão de negócio, a medição de 2017 trouxe aumento nos índices de satisfação da experiência do paciente e nos índices de bem-estar para os colaboradores, além de reduzir os gastos em eventos adversos.

 

 

Por Rebeca Salgado
FOTO: Leandro Godoi

Galeria de Fotos