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Acreditação é fundamental para os serviços de saúde 

Acreditação é fundamental para os serviços de saúde 

24/05/2018

No Congresso de Clínicas, na tarde de hoje, Elizabete Inazaki, gerente-geral do Centro Clínico Santa Maria, afirmou que é necessário entender a importância da segurança do paciente sem pensar nas dificuldades para alcança-la. “ O conhecimento, junto com a profissionalização e o controle de riscos podem garantir a redução dos custos e mostrar um novo cenário no atendimento ao usuário dos serviços privados de saúde.”

Para isso, Márcia Menezes, diretora médica do Grupo Oncoclínica, disse que é preciso atuar seguindo os seis pilares definidos pelo Instituto de Medicina (IOM), dos Estados Unidos, pra a qualidade da assistência ao paciente: segurança, efetividade, centralidade, oportunidade do cuidado, eficiência e equidade. “A qualidade que os serviços de saúde precisam ter ao ofertar assistência ao paciente aumentam a chance de produzir os resultados desejados e são condizentes com as necessidades do mercado.”

Vagner de Oliveira, da HSA Consultoria, afirmou que a acreditação é fundamental para a qualidade dos serviços de saúde e necessária para mitigar os erros e promover a segurança do paciente. “O cuidado à saúde, que antes era simples, menos efetivo e relativamente seguro, passou a ser mais complexo, porém potencialmente mais exigente. A acreditação e a medicina integrativa são processos que podem quebrar esse paradigma.”

 

Por Fabiane de Sá
Fotos: Leandro Godoi