Notícias

Governança é fundamental para a sua empresa

Governança é fundamental para a sua empresa

23/05/2018

Seja um pequena empresa ou uma grande corporação, todas as organizações que movimentam a economia, geram empregos e prestam serviços para a população precisam de planejamento, atenção e cuidado para manter seus negócios viáveis e ativos. O tema foi discutido durante o 12º Congresso Brasileiro de Gestão em Laboratóros Clínicos na Expo Center Norte durante a Hospitalar 2018 no painel Estruturação de um Sistema de Governança.

Carlos Roberto Audi Ayres, presidente do Sindicato dos Labotarórios do Paraná, iniciou as discussões deixando claro que todas as empresas precisam investir nesse cuidado com seus  negócios. "As empresas são divididas em áreas importantes como comercial, administrativo, técnico, tecnologia e outras e todas elas são fundamentais para o funcionamento da organização. Por isso, todos os setores devem participar da governança", explicou ele. "Muitas vezes surgem dificuldades como falta de acesso à receita, limitação de custos e controle de custos e processos, mas com planejamento e investimento em consultorias é possível introduzir a governança e equilibrar a gestão", diz ele. "Investir na expertise de profissionais externos pode ser difícil pelo valor, mas existem opções de cursos e treinamentos acessíveis no Sebrae - Serviço de Apoio à Pequena Empresa que trazem excelentes ensinamentos para, pelo menos, minimizar erros. O mais importante é começar a se estruturar para buscar mudanças positivas", ensina. 

Já Sidney Ito, sócio líder da KPMG Brazil and South America, explicou que um outro caminho também é entender por que as empresas desaparecem e aprender com esses tropeços. "Analisar e comparar é um exercício fundamental, mesmo sabendo que muita encerram as atividades por fusões, aquisições e incorporações", destacou ele. "O cenário também deve ser considerado. Muita empresas sofrem e somem, mas muitas outras se fortalecem. No início dos anos 2000, as fraudes no sistema econômico dos Estados Unidos derrubaram empresas, mas trouxeram muitos insights para as organizações prevenirem e soluconarem problemas", explicou ele. 

 

Por Eleni Trindade 
FOTO: Leandro Godoi

Galeria de Fotos