Notícias

Tecnologia a serviço do paciente

Tecnologia a serviço do paciente

22/05/2018

O cirurgião venezuelano Rafael Grossmann, conhecido nos Estados Unidos como um "futurista da saúde", por usar recursos tecnológicos e inovações 4.0, é o destaque na palestra magna da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde (Abimed) na tarde desta terça-feira (22). 

O médico ficou conhecido por ter sido o primeiro a realizar uma cirurgia transmitida por streaming em tempo real com o uso do Google Glass, em 2013. “A ferramenta me permitiu estar mais perto do paciente, face a face, olhando em seus olhos enquanto fazia todos os procedimentos necessários. Tinha as informações precisas no meu olhar. Isso mostra que é possível se usar a tecnologia para anamneses, para cirurgias, tratamentos e tudo isso para uma saúde melhor ao paciente.”

Grossmann acredita que a inovação na tecnologia da saúde, paralelamente aos atuais avanços em plataformas como telemedicina, vestíveis, realidade aumentada, mista e virtual, inteligência artificial, aprendizagem profunda, nanotecnologia, impressão 3D e robótica melhoram a conectividade, comunicação e gestão de dados na saúde e levarão a um cuidado do paciente e educação médica mais eficientes e menos onerosos, bem como a um aumento no acesso global à saúde. “O uso de tecnologia precisa ser repensado pensando sempre em ter o paciente no foco do cuidado. Com isso, podemos revolucionar o modo de fazer medicina.”

 

Por Fabiane de Sá

Foto: Leandro Godoi