Câmara discute projeto para reajustar planos de idosos

Proposta pode alterar regra prevista no Estatuto do Idoso

Compartilhar artigo

Está em discussão na Câmara dos Deputados um marco legal para os planos de saúde que poderá incluir, entre outras coisas, uma permissão para fazer reajuste gradual nos planos de pessoas com idade acima de 60 anos. O projeto tramita em caráter de urgência. De acordo com a reportagem da Folha de S. Paulo que anuncia o fato, existem hoje dois tipos de reajustes: um anual, que ocorre pela variação de custos no período, e outro a cada mudança de faixa etária. Mas, desde 2004, o Estatuto do Idoso veta esse reajuste para idosos porque considerar que a cobrança de valores diferenciados acima de 60 anos é discriminatória.

A possibilidade dessa mudança acontecer foi apresentada na comissão especial pelo seu relator, deputado Rogério Marinho (PSDB -RN), em reunião com representantes de entidades de saúde, de direitos do consumidor e de operadoras. O texto deve substituir 140 projetos que tramitam sobre esse mesmo tema no Legislativo.

De acordo com o relator, a proposta foi feita devido ao alto reajuste aplicado pelas operadoras na última faixa atualmente permitida. Segundo ele, aos 59 anos as operadoras têm feito um reajuste grande porque não podem fazê-lo depois, e o que ele propõe é que se faça o aumento de forma parcelada e não de uma única vez.  

 

 

Fonte: Folha de S. Paulo 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top