Notícias

Comitê de Laboratórios debate PIS/Cofins em reunião

12/07/2017

O Comitê de Laboratórios da FEHOESP se reuniu, em 11 de julho, na sede da Federação para debater e propor ações para temas importantes do setor.

O grupo deu continuidade aos debates da RDC 302/2005, norma dos laboratórios clínicos brasileiros que aborda, entre outros assuntos, passos para coleta de material até a emissão de laudo; RDC 44, das boas práticas farmacêuticas, e RDC 50, que regulamenta técnicas para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.

Um assunto de destaque na pauta foi o novo PIS/Cofins, que poderá ser deduzido da folha de pagamento. Segundo o diretor da FEHOESP, vice-presidente do SINDHOSP e coordenador do comitê, Luiz Fernando Ferrari Neto, a possibilidade de unificar a forma atualmente utilizada na cobrança não cumulativa do imposto pode ser totalmente desastrosa para o setor. “A saúde não suporta mais o aumento de impostos. Precisamos pensar numa forma de recuperação fiscal porque a inadimplência é muito grande”, disse.

 


Por Rebeca Salgado