Notícias

Yussif Ali Mere Jr participa do 12º Congresso Mineiro de Nefrologia

Yussif Ali Mere Jr participa do 12º Congresso Mineiro de Nefrologia

09/06/2017

O presidente da FEHOESP e da ABCDT (Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante),  Yussif Ali Mere Jr, participou, em 26 de maio, da mesa de abertura do 12º Congresso Mineiro de Nefrologia e 3º Simpósio Mineiro de Transplante Renal. O evento foi realizado entre 25 e 27 de maio, no Centro de Artes e Convenções da UFOP, em Ouro Preto.

Também participaram a presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia - SBN, Dra. Carmen Tzanno, Dr. Agnaldo Lima, representando a Associação Médica de Minas Gerais, Dr. Daniel Calazans, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia e o Dr. José Muniz Pazeli Junior, presidente do Congresso.  

Yussif destacou a terrível crise financeira que as clínicas de diálise veem enfrentando, agravada pela crise político-financeira que assola o país. Ele destacou que, sem dúvida, essa é a pior crise enfrentada pela nefrologia brasileira. “Esse é um momento de unir forças, de centralizarmos as ações e a ABCDT trabalha com o intuito de buscar melhorias e soluções para os problemas enfrentados pelas clínicas”, afirmou. 

A abertura também foi marcada por homenagens. O professor João Milton Penido recebeu a comenda Antônio Paolucci pelo seu relevante papel na nefrologia mineira. Foi feita a apresentação de um video sobre a história de criação da Sociedade Mineira de Nefrologia e dos Congressos. E a apresentação de um video homenageando Fernando Eugênio Pires do Prado, que faleceu em 4 de agosto de 2015, após sofrer um traumatismo craniano decorrente de uma queda de cavalo. Fernando era coordenador do Departamento de Hemodiálise do Hospital Bom Pastor, em Varginha (MG) e membro da Associação Mineira dos Centros de Nefrologia (AMICEN). Também foi diretor da ABCDT Regional de Minas Gerais na gestão de 2010/2012.