Yussif Ali Mere Jr concede entrevista à TV Brasil

Em pauta, a dignidade da morte nos hospitais

Compartilhar artigo

O presidente da FEHOESP e do SINDHOSP, Yussif Ali Mere Jr, concedeu, em 17 de maio, uma entrevista para a TV Brasil sobre o documento elaborado pela Federação, que visa garantir um marco legal que trate previamente do direito alienável sobre os cuidados e tratamentos que o paciente quer ou não receber no momento em que estiver seriamente doente, incapacitado de expressar sua vontade de forma livre e autônoma.

Na conversa, Yussif explicou que a morte é inevitável, mas defendeu a liberdade de escolha do paciente. "No caso de tratamento invasivos, pacientes com tumores graves que acometem vários órgãos, podem optar por não ir à uma UTI nem ter um respirador artificial que prolongue sua vida. Queremos garantir que não aja um subtratamento agressivo quando a doença não permite mais a cura.  A vantagem para o paciente é ter um cuidado paliativo, retornando ao convívio de seus familiares, estar na sua casa e não sofrer dores.

O documento também será entregue ainda este mês a representantes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, e da Comissão de Seguridade Social e Família das duas casas.

 

 

Por Rebeca Salgado
Foto: Andres Costa
 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top