Federação fala sobre febre amarela no SPTV

Clínicas privadas enfrentam falta de vacinas; novos lotes chegam no fim de fevereiro

Compartilhar artigo

A FEHOESP constatou que a maioria dos serviços privados de saúde da capital não dispõe, no momento, da vacina da febre amarela. Os lotes importados, do Laboratório Sanofi Pasteur, terminaram devido à grande procura e há previsão da chegada de novo lote para clínicas privadas na segunda quinzena de fevereiro. As vacinas das clínicas privadas custam em média R$ 200,00.
 
Segundo o presidente da Federação, Yussif Ali Mere Jr, não há motivo para alarde. A população paulistana que deve ser vacinada restringe-se aos grupos que viajarão para áreas de risco, com casos constatados de febre amarela, como todo o oeste do Estado de São Paulo, mais importantes cidades como Campinas e Ribeirão Preto. Viajantes que se deslocam pelo Brasil a turismo ou trabalho, e para viagens internacionais, devem verificar quais regiões exigem vacinas (132 países pedem o certificado da vacina a brasileiros) que devem ser tomadas dez dias antes da viagem.
 
Mesmo com a falta temporária nas clínicas e hospitais privados, a população que irá viajar para áreas de risco pode procurar os serviços públicos, que oferecem a vacina produzida pela Fiocruz, gratuitamente. O presidente observa que é obrigação do poder público cuidar da prevenção e da distribuição de vacinas, sendo que a rede privada complementa esse serviço à população.
 
A FEHOESP reproduz também orientação do Ministério da Saúde, de que a única proteção contra o vírus é a vacina, que deve ser tomada duas vezes na vida em um intervalo de dez anos. Não podem receber a vacina gestantes, crianças menores de seis meses, imunodeprimidos e alérgicos a ovo. 
 
"Clinicamente, essas doenças causadas por arbovírus, quando leves, apresentam sintomas muito semelhantes e podem confundir o diagnóstico médico", alerta Yussif.
 
Pacientes com febre amarela, dengue, zika e chikungunya podem apresentar dor de cabeça, vômitos, dores pelo corpo, enfim, um quadro muito inespecífico. E o médico deve então pedir o exame para constatar qual é a doença da qual suspeita. Existem dois tipos de testes de detecção da febre amarela: o sorológico ou a pesquisa de imunoglobulina.
 
Na evolução da doença, que pode acontecer em poucos dias, o paciente fica ictérico, amarelado, daí o nome febre amarela. A doença atinge rins e fígado. Nesse quadro, os casos são graves e com alta letalidade. O período de incubação varia de 3 a 6 dias e o vírus fica no corpo humano no máximo 7 dias (os sintomas só aparecem 1 a 2 dias depois da contaminação). O tratamento não prevê medicação específica e os cuidados, nos casos mais graves, devem ser intensivos , de UTI. No entanto, cerca de 50% dos casos da doença levam a óbito.
 
Falhas nas políticas públicas
 
Especialistas ouvidos pela Federação, como o infectologista Roberto Focaccia, autor do Tratado de Infectologia, alertam para as graves falhas nas políticas preventivas do poder público, como a não vacinação adequada das populações de risco e falhas nas políticas de vacinação de viajantes.
 
O presidente alerta que sem uma política rigorosa do poder público, as arboviroses podem tornar-se gravíssimo problema de saúde pública. "Defendemos que as autoridades sanitárias tenham maior controle dos viajantes em áreas de risco. Não basta alertar a população. O poder público deve exercer maior fiscalização em portos, aeroportos e terminais rodoviários . A vacina não deve ser sugerida, mas exigida para aqueles que circulam em áreas de risco, mesmo dentro do país, já que a disseminação do vírus silvestre para as áreas urbanas pode ocorrer em decorrência da maior mobilidade da população", defende.
 
O governo brasileiro exige a vacina contra a febre amarela para entrada no país de 132 nações, a maioria na África e Ásia. No entanto, no próprio Brasil, o controle é precário.Segundo mapeamento da Anvisa, praticamente o país todo está com indicação da vacina com exceção da região litorânea, que inclui Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.
 
Somam-se ainda problemas como o crescimento desordenado das cidades, a redução das florestas e a falta de saneamento básico, que garanta água e esgoto tratado para toda a população.
 
A FEHOESP prossegue com campanha permanente em seu site e redes sociais alertando os serviços de saúde e a população sobre a tríplice epidemia, agora agravada com o surto de febre amarela.

Assista a reportagem do SPTV clicando aqui.
 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O surgimento e a expansão do ensino médico

Em fevereiro comemoramos os 216 anos da primeira Faculdade de Medicina do Brasil: a Universidade Federal da Bahia. Inicialmente chamada Escola de Cirurgia da Bahia,

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Há 20 anos somos a entidade representativa dos estabelecimentos privados de saúde de São Paulo em âmbito nacional

plugins premium WordPress
Scroll to Top