Você está no site do IEPAS. FEHOESP 360 Clique aqui para acessar o portal FEHOESP 360

Notícias

Palestra magna com Luiz Felipe Pondé encerra Congressos de Gestão do IEPAS

Palestra magna com Luiz Felipe Pondé encerra Congressos de Gestão do IEPAS

19/05/2017

Filósofo e escritor, Luiz Felipe Pondé fez a palestra magna de encerramento dos Congressos Brasileiros de Gestão em Saúde, dia 18 de maio, na capital paulista. O evento ocupou o principal auditório da Feira Hospitalar 2017, realizada no Expo Center Norte.

Com a presença tanto de participantes dos congressos do IEPAS quanto de visitantes da feira, já que foi aberto a todos os interessados, o evento abordou o tema “Cuidar ou curar: os limites que a medicina impõe à dignidade humana”.

Após ser apresentado pelo presidente da FEHOESP, Yussif Ali Mere Junior, o palestrante iniciou sua apresentação destacando que discutir os limites dos tratamentos é uma nova realidade, à qual todos nós devemos nos adaptar. “O ser humano é um ser que teme a morte, existe um horror em relação a isso”, justificou.

Pondé, que também tem formação médica, relembrou de como encarava o tema em seus tempos de graduação, “uma coisa que sempre me chamou atenção nas aulas de medicina”.

A partir disso, ressaltou que “o conceito de liberdade humana vai estar cada vez mais associado com viver mais. O envelhecimento foi se tornando uma ferida à dignidade humana”.

Refletindo sobre diversos outros aspectos, sempre do ponto de vista histórico e da própria ambivalência que o tema permite, Pondé encerrou com a certeza de que este é um dos grandes dilemas do homem. “Isso não tem cura, no ponto em que estamos, devíamos ter ferramentas para interromper a vida, mas as pessoas sofrem com isso”, concluiu.

Confira, na próxima edição da Revista FEHOESP 360, a cobertura completa deste e de outros eventos realizados durante a Feira Hospitalar 2017.

 


Fonte: Da Redação
Fotos: Leandro Godoi