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Cursos e Eventos

26/06/2017

Introdução a Gestão de Custos para instituições de serviços de saúde

26 de junho de 2017 – das 9h às 17h
Local: Shopping Jaraguá Conceição
Rua Conceição, 233 – Auditório – Campinas – SP

OBJETIVO
Fundamentação teórica e prática dos conceitos e fundamentos da gestão de custos hospitalares, com ênfase no desenvolvimento, gerenciamento e apuração de custos, propiciando ao participante uma base conceitual e prática para reflexão destes processos na instituição, incutindo noções de instrumentos gerenciais para apoiá-lo na gestão eficaz da organização, gerando subsídios para os processos decisórios. O curso prevê atividades práticas com exercícios e análises de casos.

PÚBLICO-ALVO    
Profissionais de Instituições de saúde que atuem ou tenham interesse na área de custos hospitalares (hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios) em nível básico.

PROGRAMA

I.    Análise de Cenário
a.    Panorama das Operadoras e das Prestadoras
b.    Modelos de Remuneração
c.    A gestão de custos como ferramenta de análise, controle e tomada de decisão.
II.    Terminologia de Custos
a.    Definição de custos, despesas, faturamento, receita, recebimento, etc.
b.    Regime de Caixa x Competência
III.    Conceitos em Relação a Apropriação de Custos
a.    Custos Diretos e Indiretos
b.    Conceito de Depreciação e Custos de Oportunidades
c.    Comportamento de Custos
i.    Custos Fixos e Variáveis
IV.    Métodos de Custeio
a.    Custeio por Absorção
b.    Custeio Pleno (RKW)
c.    Custeio Direto ou Variável
d.    Custeio Padrão (Standart)
V.    Conceito e Estruturação de Centros de Custos
VI.    Etapas do Processo de Apuração de Custos
VII.    Sistema de Gestão de Custos Hospitalares e Clínicas
a.    Conceituação de Centros de Custos
i.    Centros de Custos Produtivos
ii.    Centros de Custos Auxiliares e Administrativos
b.    Métodos de Rateio
c.    Coleta de Dados
d.    Conceito de Centro de Responsabilidade
VIII.    Análise dos Itens de Custos
a.    Pessoal
i.    Remuneração com Pessoal
ii.    Composição dos Encargos Sociais
iii.    Benefícios
b.    Honorários Médicos
i.    Alocação dos honorários médicos por centro de custos
ii.    Repasse
c.    Materiais
i.    A importância da competência
ii.    Gases Medicinais / GLP
iii.    Órteses e Próteses (consignados)
iv.    Material de Laboratório
v.    Taxa de Comercialização dos Materiais e Medicamentos
d.    Custos e Despesas Gerais
i.    Depreciação e Amortização
ii.    Despesas Financeiras
iii.    Contratos
e.    Custos Indiretos
i.    Energia Elétrica
ii.    Água
iii.    Telefone
IX.    Metodologia de Apropriação do Custeio de Itens de Produção e de centros de custos auxiliares
X.    Critérios de Apuração de Unidades de Produção
XI.    Comportamento dos Custos – Fixo e Variável
XII.    Custeio Variável Direto
XIII.    Níveis de Responsabilidade
XIV.    Definição do Preço de Venda

DOCENTE
Marcelo Tadeu Carnielo
Mestre em Administração de empresas (UNINOVE), pós-graduação em gestão de serviços de saúde (USP), pós-graduação em controladoria e finanças em saúde (UEM), graduação em administração de empresas (Mackenzie), além de diversos cursos de atualização na área de custos hospitalares (FGV-SP e IBMEC-SP). Diretor Técnico da Planisa, responsável por inúmeras implantações de gestão de custos e modelos de planejamento estratégico em hospitais: Hospital Santa Catarina SP, Casa de Saúde RJ, Hospital do Câncer de Fortaleza CE, Hospital Tacchini RS, entre outros.

INVESTIMENTO
-  Sócio-Contribuinte (em dia com a associativa e a confederativa/assistencial): 02 inscrições gratuitas, a partir da 3ª inscrição valor de R$ 130,00.
-  Sócio OU Contribuinte (em dia com a associativa ou confederativa/assistencial): 01 inscrição gratuita, a partir da 2ª inscrição valor de R$ 130,00.
-   Não sócio e/ou Não contribuinte: R$ 290,00.
Inclusos no curso: material didático e de apoio, coffee break e certificado (75% de presença).


INFORMAÇÕES
Número de vagas: 30
Limite de 5 (cinco) inscrições por empresa
Inscrições até 21/06 ou até o preenchimento de todas as vagas, o que ocorrer primeiro.
Tel./Fax. (19) 3233 2655, com Sandra Ribeiro. E-mail: campinas@sindhosp.org.br

 

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